Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2007 - 11h01

Criminalidade e narcotráfico são os principais desafios de Lula, diz jornal

da BBC Brasil

A criminalidade e o narcotráfico são os principais desafios do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por causa da capacidade que os grupos criminosos demonstram de desafiar o poder do Estado, segundo afirma editorial publicado nesta quinta-feira pelo jornal argentino "La Nación".

"A onda de violência e terror que acometeu o Rio de Janeiro responde às mesmas características de insegurança, bandoleirismo e atuação de redes criminosas com capacidade para desafiar a autoridade e o poder do Estado", afirma o jornal.

O diário cita o caso das recentes ondas de ataques atribuídos ao PCC (Primeiro Comando da Capital) no Estado de São Paulo e os ataques ao transporte público e tiroteios vividos no Rio de Janeiro no mês passado para exemplificar "as ações terroristas, como definiu o presidente Lula".

"O narcotráfico é hoje, sem dúvidas, o maior desafio para a segurança pública de nosso país vizinho", diz o editorial.

"Mas deve se alertar que constitui, além disso, uma ameaça em escala regional, porque as causas e conseqüências do problema brasileiro se encontram também em muitas cidades latino-americanas, nas quais o narcotráfico avança com a marginalização e a falta de perspectivas das populações. E isso exige respostas coordenadas e integrais, e uma luta frontal contra a impunidade", conclui o editorial.

Especial
  • Leia especial sobre o 2º mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página