Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/03/2007 - 08h52

Cientistas encontram provas de massacre em era Neolítica

da BBC

Exames realizados em ossos encontrados em um cemitério pré-histórico indicam que eles pertenciam a vítimas de um massacre ocorrido na era Neolítica, de acordo com cientistas britânicos.

As descobertas sugerem que o período Neolítico foi mais violento do que se pensava.

Os restos mortais de 14 pessoas haviam sido encontrados nos anos 60 em Wayland's Smithy, Oxfordshire. Mas tecnologias recentes permitiram que especialistas estabelecessem as datas dos ossos: entre 3590 a.C. e 3560 a.C.

O estudo foi realizado pela organização English Heritage, com ajuda da Universidade de Cardiff e Universidade de Central Lancashire.

Flecha

As vítimas --três delas provavelmente mortas com flechas-- podem ter sido assassinadas em disputas por terras ou animais.

"Nós sabemos que uma pessoa foi atingida no abdômen porque encontramos a pequena ponta de uma flecha de pedra incrustada na pélvis", disse Michael Wysocki, que participou do estudo.

"Nós também sabemos que os corpos de duas pessoas foram parcialmente devorados e desmembrados por cães ou lobos antes que os restos fossem enterrados."

"Todas essas novas evidências sugerem que o período entre 3625 a.C. e 3590 a.C. pode ter sido de crescente tensão e reviravolta", disse Wysocki.

"Com essa pesquisa, nós podemos agora pensar no período Neolítico em termos de indivíduos e comunidades e fazer comparações úteis e reveladoras sobre as escolhas e comportamentos no passado remoto", disse Alex Bayliss, da English Heritage.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página