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18/04/2007
-
07h35
Veículos movidos a álcool podem ter um impacto sobre a saúde humana pior do que os movidos a gasolina convencional, advertiram cientistas americanos.
Um modelo de computador criado para simular a qualidade do ar em 2020 mostrou que em algumas áreas os níveis de ozônio aumentariam se todos os carros utilizassem álcool.
Mortes por problemas respiratórios e ataques de asma aumentariam com esses níveis, disseram os pesquisadores na publicação "Environmental Science and Technology".
Os resultados da pesquisa estão sendo divulgados poucas semanas depois de Brasil e EUA terem anunciado uma parceria para incrementar a produção de álcool e de os países da União Européia terem concordado em usar biocombustíveis em 10% dos transportes até 2020.
Cenários
Marc Jacobson, cientista da Universidade de Stanford, na Califórnia, usou um modelo de computador que levou em conta fatores como temperaturas, luz do sol, nuvens e chuva para simular a qualidade do ar em 2020 para dois cenários diferentes.
Em uma simulação, todos os veículos foram alimentados por gasolina e, em outro, todos utilizaram E85 --uma mistura de 85% de etanol e 15% de gasolina.
Nas simulações com os carros movidos a E85, Jacobson constatou que em algumas áreas dos Estados Unidos ocorreria um aumento significativo de ozônio --um poluente com efeitos danosos no sistema respiratório humano-- em comparação aos veículos movidos a gasolina.
No estudo, o aumento em "smog" (nevoeiro com fumaça) provocaria 200 mortes a mais por ano em todo o território americano, com 120 ocorrendo só em Los Angeles.
O aumento de ozônio em algumas áreas dos Estados Unidos seria compensado por uma diminuição em outras áreas, mas no geral haveria 770 casos de atendimento de emergência e 990 hospitalizações anuais por asma e outros problemas respiratórios, pelo que os resultados mostraram.
Embora o álcool reduza os níveis de dois cancerígenos na atmosfera, os níveis de outros aumentariam e, portanto, tipos de câncer teriam a mesma incidência se a poluição fosse causada por fumaça de veículos movidos a gasolina, de acordo com o estudo.
Danos
"Nós descobrimos que o uso de E85 vai causar pelo menos tantos danos à saúde quanto a gasolina, que já causa cerca de 10 mil mortes anualmente por causa de ozônio e partículas", disse Jacobson.
"A questão é: se nós não estamos obtendo nenhum benefício à saúde, por que continuamos a promover o etanol e outros biocombustíveis?".
"Em comparação, converter todos os veículos em elétricos, cuja eletricidade vem de energia eólica, eliminaria 10 mil mortes por poluição do ar por ano e 98% das emissões de gás carbônico de veículos", acrescentou.
Em princípio, biocombustíveis --etanol e biodiesel, feitos de cultivos como milho, cana-de-açúcar e colza-- são uma forma de reduzir gases responsáveis pelo efeito estufa em comparação a transportes com combustíveis convencionais.
Embora os combustíveis produzam dióxido de carbono, as plantas utilizadas na sua produção absorvem uma quantidade comparável do gás da atmosfera.
Um relatório do governo britânico disse que biocombustíveis podem reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa em 50-60% em comparação a combustíveis fósseis.
Leia mais
Leia o que já foi publicado sobre biocombustíveis
Álcool pode ser pior para a saúde do que gasolina, diz estudo
da BBCVeículos movidos a álcool podem ter um impacto sobre a saúde humana pior do que os movidos a gasolina convencional, advertiram cientistas americanos.
Um modelo de computador criado para simular a qualidade do ar em 2020 mostrou que em algumas áreas os níveis de ozônio aumentariam se todos os carros utilizassem álcool.
Mortes por problemas respiratórios e ataques de asma aumentariam com esses níveis, disseram os pesquisadores na publicação "Environmental Science and Technology".
Os resultados da pesquisa estão sendo divulgados poucas semanas depois de Brasil e EUA terem anunciado uma parceria para incrementar a produção de álcool e de os países da União Européia terem concordado em usar biocombustíveis em 10% dos transportes até 2020.
Cenários
Marc Jacobson, cientista da Universidade de Stanford, na Califórnia, usou um modelo de computador que levou em conta fatores como temperaturas, luz do sol, nuvens e chuva para simular a qualidade do ar em 2020 para dois cenários diferentes.
Em uma simulação, todos os veículos foram alimentados por gasolina e, em outro, todos utilizaram E85 --uma mistura de 85% de etanol e 15% de gasolina.
Nas simulações com os carros movidos a E85, Jacobson constatou que em algumas áreas dos Estados Unidos ocorreria um aumento significativo de ozônio --um poluente com efeitos danosos no sistema respiratório humano-- em comparação aos veículos movidos a gasolina.
No estudo, o aumento em "smog" (nevoeiro com fumaça) provocaria 200 mortes a mais por ano em todo o território americano, com 120 ocorrendo só em Los Angeles.
O aumento de ozônio em algumas áreas dos Estados Unidos seria compensado por uma diminuição em outras áreas, mas no geral haveria 770 casos de atendimento de emergência e 990 hospitalizações anuais por asma e outros problemas respiratórios, pelo que os resultados mostraram.
Embora o álcool reduza os níveis de dois cancerígenos na atmosfera, os níveis de outros aumentariam e, portanto, tipos de câncer teriam a mesma incidência se a poluição fosse causada por fumaça de veículos movidos a gasolina, de acordo com o estudo.
Danos
"Nós descobrimos que o uso de E85 vai causar pelo menos tantos danos à saúde quanto a gasolina, que já causa cerca de 10 mil mortes anualmente por causa de ozônio e partículas", disse Jacobson.
"A questão é: se nós não estamos obtendo nenhum benefício à saúde, por que continuamos a promover o etanol e outros biocombustíveis?".
"Em comparação, converter todos os veículos em elétricos, cuja eletricidade vem de energia eólica, eliminaria 10 mil mortes por poluição do ar por ano e 98% das emissões de gás carbônico de veículos", acrescentou.
Em princípio, biocombustíveis --etanol e biodiesel, feitos de cultivos como milho, cana-de-açúcar e colza-- são uma forma de reduzir gases responsáveis pelo efeito estufa em comparação a transportes com combustíveis convencionais.
Embora os combustíveis produzam dióxido de carbono, as plantas utilizadas na sua produção absorvem uma quantidade comparável do gás da atmosfera.
Um relatório do governo britânico disse que biocombustíveis podem reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa em 50-60% em comparação a combustíveis fósseis.
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