Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/05/2007 - 10h40

Rainha Elizabeth se reúne com sobreviventes de massacre na Virgínia

da BBC Brasil

A rainha Elizabeth 2ª vai iniciar sua primeira viagem aos Estados Unidos em 16 anos com uma visita ao estado da Virgínia, onde vai se reunir com os sobreviventes do pior tiroteio em uma instituição de ensino da história americana.

A monarca britânica de 81 anos vai acompanhada do Duque de Edimburgo para a viagem de seis dias pela costa leste dos Estados Unidos.

A visita oficial será encerrada com dois dias em Washington, onde será recebida pelo presidente George W. Bush.

A visita anterior de Elizabeth 2ª ocorreu logo depois da primeira Guerra do Golfo quando o presidente George H. W. Bush (pai do atual) ainda estava no cargo.

Escravidão e índios

O programa da rainha nos Estados Unidos visa fortalecer os laços entre a Grã-Bretanha e os americanos.

Na quinta-feira a monarca vai homenagear as vítimas do tiroteio na universidade Virginia Tech e deve se reunir com sobreviventes e familiares das vítimas.

Cadetes do colégio vão se alinhar nas escadarias do Capitólio estadual onde a rainha vai fazer um discurso.

Elizabeth 2ª vai visitar Jamestown na sexta-feira para celebrar os 400 anos do primeiro assentamento permanente de língua inglesa nos Estados Unidos.

Já foram feitos pedidos para que a rainha peça perdão pela introdução da escravidão e pelo massacre dos índios americanos.

Corridas

Elizabeth 2ª também vai realizar um sonho ao comparecer à famosa corrida de cavalos Kentucky Derby na pista de corrida Churchill Downs no fim de semana.

O final da viagem terá a visita de dois dias a Washington onde, além de ser recebida pelo presidente Bush, Elizabeth 2ª deverá visitar um centro espacial da Nasa e se reunir com algumas das noivas que deixaram o Reino Unido por uma nova vida nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Esta será a quarta visita oficial de Elizabeth 2ª aos Estados Unidos, junto com o Duque de Edimburgo. As outras foram em 1957, 1976 e em 1991. Eles também visitaram o presidente Ronald Reagan em 1983.

A rainha chega aos Estados Unidos de avião e a emissão de carbono de sua viagem será calculada e anulada pela primeira vez para uma visita oficial.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a rainha Elizabeth 2ª
  • Leia o que já foi publicado sobre George W. Bush
  • Leia cobertura completa sobre o massacre na Virgínia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página