Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2007 - 14h46

Após Frei Galvão, lista de santos brasileiros deve aumentar

VALQUÍRIA REY
da BBC, em Roma

Depois da canonização do frei Galvão, o primeiro santo nascido no Brasil, a lista de santos brasileiros deverá aumentar.

Os casos mais adiantados são de três brasileiros, que deverão ser beatificados até o final de 2007.

Segundo o cardeal português José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, departamento do Vaticano que decide quem será beatificado ou canonizado, 33 brasileiros estão na lista dos próximos candidatos aos altares.

Todos deverão ter um milagre comprovado para se tornarem beatos e um segundo para serem considerados santos. No caso dos mártires, não é exigida a comprovação de tais milagres.

SC, RS e BA

A primeira da fila é Albertina Berkenbrock, de Santa Catarina. Sua missa de beatificação está marcada para 20 de outubro.

Ela foi assassinada dia 15 de junho de 1931, aos 12 anos, depois de uma tentativa de estupro. Inúmeras pessoas dizem ter obtidos milagres após rezar em seu túmulo, na cidade de Tubarão, o que motiva peregrinações no local.

Um dia depois da beatificação de Albertina, o cardeal Saraiva Martins vai beatificar o coroinha Adílio Daronch, juntamente com o padre espanhol Emanuele Gómez González, em Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul. Os dois foram assassinados em uma emboscada, em 1924, por causa de suas crenças religiosas.

Devido à repercussão das mortes, o local da emboscada se tornou ponto de romaria, onde os fiéis fazem seus pedidos.

A terceira beatificação brasileira em 2007 será a da irmã Lindalva Justo de Oliveira, em Salvador, no dia 25 de novembro.

Nascida no Rio Grande do Norte, em 1953, Lindalva foi assassinada na Sexta-Feira Santa de 1993 com 44 facadas.

A religiosa coordenava um abrigo de idosos na capital da Bahia. Foi morta por um dos internos, depois de ter recusado manter relações sexuais com ele.

"O Brasil é um país de santos", disse o cardeal português à BBC Brasil. "É um país muito católico. Por isso, é normal que a santidade floresça."

A primeira santificação do Brasil foi a da madre Paulina, em 2002. Apesar de ter morado grande parte de sua vida no país, a religiosa, beatificada em 1991, nasceu na Itália, em Vigolo Vattaro.

Leia mais
  • Missa do papa no Campo de Marte altera trânsito e linhas de ônibus
  • São Paulo tem ponto facultativo nesta sexta-feira; saiba o que abre na cidade
  • Saiba o trajeto que o papa Bento 16 fará nesta sexta-feira
  • Papa torna hoje frei Galvão 1º santo do país
  • Livros contam história de frei Galvão, Nossa Senhora e outros santos

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Bento 16
  • Leia cobertura completa da visita do papa ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página