Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2009 - 17h51

Órgão sul-africano propõe sacrifício de vacas nos estádios da Copa

da BBC Brasil

Uma proposta para abençoar os estádios que sediarão os jogos da Copa do Mundo 2010 na África do Sul com o sacrifício de uma vaca em cada um deles gerou preocupação entre os ativistas pelos direitos dos animais no país.

O Makhonya Royal Trust, que coordena as atividades culturais no país, apresentou a ideia e descreveu o sacrifício ritual de gado como uma forma "verdadeiramente africana" de abençoar a competição.

"Devemos ter uma cerimônia cultural de algum tipo, onde sacrificaremos um animal", afirmou o presidente da organização Zolani Mkiva, à agência de notícias Reuters.

Para a organização, o sacrifício é uma forma importante de se garantir uma Copa do Mundo bem sucedida.

Justiça

O ministro da Governança Cooperativa e Tradições, Sicelo Shiceka, já prometeu fazer campanha junto à Fifa para apoiar a proposta.

"A Copa do Mundo será no continente africano e vamos garantir que os valores e culturas africanas sejam vistos pelos visitantes", teria dito Shiceka ao jornal sul-africano Citizen.

No entanto, um juiz sul-africano afirmou que decidirá apenas na sexta-feira se os rituais realmente poderão ser realizados nos estádios.

Grupos de defesa dos direitos dos animais afirmaram que devem ser consultados a respeito deste plano.

O Conselho Nacional das Sociedades para Prevenção de Crueldade com Animais (NSPCA, na sigla em inglês) escreveu à Fifa comentando a questão.

De acordo com o correspondente da BBC na Cidade do Cabo Mohammed Allie, o grupo não é contra o sacrifício ritual de animais, mas quer garantir que este ritual seja feito sem crueldade e também quer se envolver no processo para garantir o bem-estar do gado.

A polêmica começou em meio às tentativas de ativistas para suspender uma cerimônia tradicional zulu, na qual um boi é sacrificado, que deve ocorrer no dia 5 de dezembro.

Os ativistas tentaram suspender na Justiça o ritual, chamado Ukweshwama, no qual uma multidão de jovens mata um touro com as próprias mãos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página