Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/12/2009 - 10h26

Buscas por caixa preta de avião da Air France serão retomadas em fevereiro de 2010

da BBC Brasil
da Folha Online

Investigadores franceses anunciaram que vão retomar em fevereiro do próximo ano as buscas para tentar encontrar a caixa preta do voo 477 da Air France, que caiu no oceano Atlântico no dia 31 de maio deste ano, com 228 pessoas a bordo.

França divulga na próxima semana segundo relatório sobre acidente com voo 447
Famílias de vítimas pedem mais informações sobre queda do voo 447

O diretor da agência francesa de investigação aérea (BEA, na sigla em francês), Jean-Paul Troadec, anunciou a decisão de empreender novas buscas após se encontrar com parentes das vítimas do acidente, no Rio de Janeiro, no sábado (12).

09.jun.2009/Marinha do Brasil
Pedaço do avião da Air France resgatado no oceano Atlântico; 228 estavam no voo 447
Pedaço do avião da Air France resgatado no oceano Atlântico; 228 estavam no voo 447

Serão mais três meses de buscas no mar. A operação custaria entre 12 milhões e 20 milhões de euros (entre R$ 30 milhões e R$ 50 milhões). Mesmo com a ajuda de um submarino nuclear, não foi possível localizar a caixa preta do avião.

As circunstâncias que levaram o Airbus A-330 que fazia o voo AF 447 a cair no mar ainda são desconhecidas. Foram recuperados poucos destroços do avião.

A caixa-preta, onde estão registrados os principais dados do voo, é considerada peça-chave nas investigações, mas acredita-se que ela esteja, assim como outros destroços da aeronave, a uma profundidade de cerca de 4 mil metros abaixo do nível do mar.

A BEA anunciou que publicará um novo relatório sobre o acidente, incluindo elementos sobre a meteorologia, as mensagens automáticas de manutenção enviadas antes do acidente e a análise das medições de velocidade, aparentemente incoerentes de acordo com os diferentes sensores do avião.

Acidente

O voo 447 seguia do Rio para Paris com 228 pessoas a bordo quando caiu no Atlântico, em uma área a 1.020 km de distância de Natal (RN).

Foram resgatados 50 corpos do oceano, sendo que 20 eram de brasileiros --sendo 12 homens e oito mulheres-- e os outros 30 de estrangeiros, sendo 13 homens e 17 mulheres. Estavam a bordo pessoas de 32 nacionalidades.

Associação

Após o acidente, parentes dos ocupantes brasileiros da aeronave oficializaram no Rio a criação da Associação das Famílias das Vítimas o Voo 447. Segundo representantes da entidade, a associação pede empenho nas investigações sobre as causas do acidente, principalmente para evitar que outras tragédias como esta ocorram.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página