Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/02/2010 - 20h27

Afegão se declara culpado de planejar atacar metrô de Nova York

da BBC Brasil

Um afegão radicado nos Estados Unidos se declarou hoje culpado de planejar um ataque contra o metrô de Nova York no ano passado. Najibullah Zazi, que vive legalmente nos EUA desde 1999, foi um dos três acusados pelo Tribunal do Júri de Nova York de envolvimento no planejamento dos ataques.

Ele foi preso em 25 de setembro do ano passado. Inicialmente, Zazi, de 25 anos, havia se declarado inocente das acusações.

Na audiência desta segunda-feira, no entanto, ele se declarou culpado de conspiração para usar armas de destruição em massa, conspiração para assassinato e providenciar material para apoiar a rede extremista Al Qaeda. Ele pode pegar prisão perpétua sem direito a liberdade condicional.

Na época da prisão de Zazi, os investigadores afirmaram terem desbaratado uma ameaça de ataque iminente, mas acrescentaram que iriam continuar investigando "um grande número de evidências". Segundo os investigadores, ele teria recebido treinamento "detalhado" sobre explosivos e armas em um campo no Paquistão, em 2008.

Os outros dois acusados --Adis Medunjanin e Zarein Ahmedzay-- foram presos mês passado. Segundo a polícia americana, Medunjanin seria um imigrante bósnio. Já o outro suspeito seria cidadão americano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página