Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/04/2010 - 15h40

Pais de Madeleine dizem que polícia desistiu de procurar a menina

da BBC Brasil

Os pais da menina britânica Madeleine McCann, que desapareceu em Portugal há quase três anos, afirmam que as autoridades do Reino Unido "desistiram" da busca pela criança.

Em uma entrevista à emissora de televisão britânica ITV, às vésperas do terceiro aniversário do desaparecimento, Kate e Gerry McCann disserem que querem que o governo revise o caso todo, pois os arquivos referentes ao desaparecimento de Madeleine não estão reunidos em um único lugar e - na avaliação deles - isso impede uma análise detalhada de todas as informações.

Gerry McCann afirmou que é errado ele e a mulher terem de liderar os esforços para encontrar a própria filha.
"Não é certo que uma criança britânica, inocente e vulnerável, seja abandonada", disse. "E não acho certo que, como pais, nós tenhamos que impulsionar as buscas. Claro que vamos, mas nem todo mundo tem os mesmos recursos e apoio que temos para fazer isso."

O casal contratou investigadores particulares para ajudar nas buscas pela filha.

Madeleine desapareceu quando passava férias com a família na Praia da Luz, em Portugal, há três anos. Na época, ela estava com apenas três anos.

McCann afirmou que é "incrivelmente frustrante" que a polícia em Portugal e no Reino Unido não esteja procurando de forma mais ativa por Madeleine "por um longo tempo".

O casal, que diz ainda acreditar que a filha esteja viva, está divulgando um pacote de material publicitário, que será entregue para pessoas que estejam viajando para o exterior.

Críticas

Na época em que a menina desapareceu em Portugal, o casal foi criticado por ter deixado três crianças - Madeleine e seus irmãos Sean e Amelie - sozinhos em uma casa de praia enquanto jantava em um local próximo.

"Se pudéssemos voltar no tempo e mudar o que aconteceu, obviamente não teríamos feito isso", disse Gerry McCann durante a entrevista. "Não podemos. E o que quero dizer é que as pessoas precisam se colocar em nosso lugar. O que você faria se fosse sua filha? Depois disso, o que você faria?"

Kate McCann afirmou que não vai desistir das buscas até encontrar Madeleine e acrescentou que pode existir um grupo de pessoas que esteja com o desaparecimento de sua filha na consciência.

"Cada vez que Madeleine é citada ou cada vez que uma imagem é mostrada - novamente, está lá, incomodando suas consciências. A situação deles pode mudar, e eles podem se sentir seguros para se pronunciar (sobre o assunto)."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página