Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/11/2000 - 03h34

Presidente se inspirou em frase de JK de 54

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Em 1954, recebendo pressões para que não se candidatasse à Presidência da República, o então governador de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek, disse a frase que inspirou Fernando Henrique Cardoso ontem: "Deus poupou-me do sentimento do medo".

Todo um mito foi criado em torno da frase, que se tornou emblemática na carreira de JK. O então governador tinha na sua assessoria para que escrevessem os seus discursos o poeta Augusto Frederico Schmidt e o escritor Autran Dourado. Uma das versões sobre a frases relata que Schmidt a teria escrito em um bilhete e colocado no bolso de JK para que ele não esquecesse de dizê-la.

Autran Dourado, que lançou neste ano o livro "Gaiola Aberta - Tempos de JK e Schmidt)", reivindica para si a autoria: "Sou o autor da frase.
Renunciei à vaidade por muito tempo, mas, como estou custando a morrer, resolvi contar a verdade", disse em entrevista recente.

JK foi presidente da República de janeiro de 1956 a janeiro de 1961. A construção de Brasília e a implantação da indústria automobilística foram as principais marcas do seu governo.
Morreu em um acidente de trânsito em 1976 aos 74 anos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página