Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/01/2001 - 17h29

Suplicy quer consulta popular sobre candidato da oposição

Publicidade

FABIANE LEITE
da Folha Online

O senador Eduardo Suplicy (PT) quer uma consulta popular para a escolha do candidato da oposição à presidência da República.

Suplicy, que quer ser candidato pelo PT, disse que neste primeiro semestre estará empenhado a convencer a sua legenda e outros partidos de oposição a aceitar a proposta.

Enquete realizada pelo UOL News sobre quem deve ser o candidato da oposição aponta que o senador tem o apoio de 25% das pessoas que votaram. Ele só perde para Ciro Gomes (PPS), que ficou com 26% dos votos.

Suplicy disse estar otimista com o resultado da pesquisa.

"Pode haver mais de um candidato por partido", disse Suplicy. "Em dezembro eu perguntei ao presidente nacional do partido, José Dirceu, se por ventura ele aventaria fazer uma consulta popular. Ele falou que assim que alguém oficializar isso, será objeto de deliberação", afirmou o senador, que pretende em breve oficializar a proposta.

"Eu tenho a convicção de que o PT, até por ser o partido mais forte de oposição, poderia entrar com mais de um nome e teria muita força. Acho que o PT nada teria a perder", disse ainda Suplicy. "Acho essa alternativa muito simpática. No Chile e na Argentina houve processo de escolha de um candidato único da oposição."

Suplicy disse que poderiam participar da consulta popular todas as pessoas com título eleitoral que estivessem dispostas a votar.

O senador está dando um entrevista neste momento sobre a pesquisa e outros assuntos ao jornalista Paulo Henrique Amorim, no UOL News.


  • Acompanhe a entrevista
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página