Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2001 - 10h29

Relações comerciais com Indonésia podem crescer, diz FHC

Publicidade

da Folha Online

"O encontro com o presidente Wahid foi muito positivo tanto para Brasil quanto para Indonésia, uma vez que os dois países manifestaram-se dispostos a aumentar suas relações comerciais".

Segundo o presidente Fernando Henrique Cardoso, é possível cooperar com a troca de tecnologia para o setor agrícola e para baratear o comércio nos portos dos países e reduzir o custo das vendas internacionais.

Fernando Henrique lembrou que a Embrapa detém conhecimento na manipulação de grãos e frutas, e que a Indonésia o detém para o arroz e outros produtos, o que pode gerar uma parceria saudável entre os países.

O avanço mais positivo, entretanto, foi o político. FHC sugeriu, ainda no Timor, a possibilidade de haver uma cooperação triangular Brasil-Indonésia-Timor Leste, pela reconstrução deste país.

France Presse

FHC e o presidente da Indonésia, Abdurrahman Wahid

Na avaliação do presidente, a medida daria uma nova dimensão à questão do Timor, "porque podemos facilitar o processo de reconciliação que está havendo lá no Timor e ajudar concretamente, pois vocês (jornalistas) viram o quanto é necessário uma solidariedade efetiva. Brasil e Indonésia juntos podem fazer muita coisa", afirmou.

O presidente ainda conversou com o líder indonésio sobre a corrida do Brasil pela vaga no Conselho de Segurança da ONU.

FHC disse que apesar de não haver uma declaração formal de apoio ao Brasil, a postura do presidente Wahid foi "encorajadora". As informações são da Agência Brasil.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página