Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/01/2001 - 15h46

Deputados vão trazer sugestões do Fórum Social Mundial

Publicidade

da Folha Online

Parlamentares brasileiros vão assistir e participar dos debates do primeiro Fórum Social Mundial, que começa amanhã em Porto Alegre.

São 10 mil participantes, seis mil representantes de entidades internacionais e 900 organizações nacionais e estrangeiras. O evento pretende traçar metas para definir as relações econômicas e sociais entre os países desenvolvidos e o terceiro mundo.

A partir de agora, o Fórum vai se reunir todos os anos ao mesmo tempo em que se reúne o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, onde são formuladas políticas econômicas mundiais.

O Fórum Social vai debater em conferências e oficinas, durante cinco dias, temas que vão desde o combate à poluição sonora até a resistência à globalização neoliberal.

O papel da Comissão Externa, que vai estar junto a 400 parlamentares de todo o mundo, será o de se informar sobre o andamento do Fórum, trazer as informações para a Câmara e tentar transformar sugestões em iniciativas do parlamento brasileiro.

A deputada Yeda Crusius (PSDB-RS), ex-ministra do Planejamento e membro da Comissão Externa nomeada pelo presidente da Câmara, Michel Temer, para acompanhar o Fórum Parlamentar Mundial que se realiza no Fórum Social, diz que não haverá no evento um fórum econômico versus um fórum social.

O evento em Porto Alegre será mais um espaço para críticas e sugestões, e não, um fórum que apresentará um modelo alternativo econômico-social, acredita a deputada. Não será um 'anti-Davos'.

"As conferências e fóruns mundiais anteriores têm feito críticas e proposto modificações, sugestões ou ampliações, inclusive para os organismos financeiros internacionais. Porto Alegre vai ser mais um fórum do qual podem sair sugestões, mas um modelo alternativo seria muita pretensão".

Participam também da Comissão Externa da Câmara os deputados Inácio Arruda (PCdoB-CE), autor do requerimento de criação da Comissão; Paulo Gouveia (PFL-SC); Enio Bacci (PDT-RS); Germano Rigotto (PMDB-RS); Júlio Redecker (PPB-RS); e Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS).

As informações são da Agência Câmara.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página