Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2001 - 16h23

Filho e amigo de Brizola trocam PDT pelo PT

Publicidade

LÉO GERCHMANN
da Agência Folha, em Porto Alegre

José Vicente Brizola, filho do presidente nacional do PDT, Leonel Brizola, e mais um grupo de ex-pedetistas gaúchos formalizam sua entrada no PT no próximo dia 18 de março, em Porto Alegre. José Vicente rompeu politicamente com o pai no ano passado e pediu desfiliação do PDT do Rio.

Os políticos gaúchos deixaram o partido no ano passado para apoiar o petista Tarso Genro na eleição para a Prefeitura de Porto Alegre.

Entre eles se destaca um dos amigos mais próximos de Brizola. Trata-se do ex-prefeito de Porto Alegre Sereno Chaise, que foi cassado em 1964 pelo regime militar.

Magoado com Brizola, Sereno enviou-lhe uma carta de rompimento, que o presidente nacional do PDT diz ter recebido, mas não ter lido.

Na carta, Sereno diz o seguinte: ''O Brizola que conheci e acompanhei durante mais de 50 anos era um político idealista, sério e coerente, que colocava a causa do povo trabalhador acima de vaidades ou interesses. O Leonel Brizola de hoje é a antítese daquele. Que tristeza!''

Outros pedetistas históricos que mudam de lado são os ex-secretários estaduais Dilma Roussef (Minas e Energia) e Milton Zanuazzi (Turismo), o ex-secretário para a Metade Sul Renan Kurtz e os ex-deputados Carlos Araújo e Wilson Müller.

Brizola tem classificado os ex-pedetistas, incluindo Sereno, como traidores, pois Tarso venceu a eleição municipal disputando o segundo turno com o deputado federal Alceu Collares (PDT).

Na disputa, Collares aglutinou em torno do seu nome partidos como PFL, PPB, PSDB, PMDB e PL.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página