Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2001 - 11h33

Debate entre Davos e Porto Alegre pela Internet ocorre às 16h

Publicidade

da Folha Online

Um debate entre participantes do Fórum Social Mundial, de Porto Alegre, e o Fórum Econômico Mundial, de Davos, Suíça, ocorrerá às 16h de hoje.
A discussão poderá ser vista em tempo real pela Internet no site http://www.estado.rs.gov.br/fsm/teleconference/.

"A idéia é promover o diálogo real entre pessoas de lá e de cá, sem os jornalistas no meio", afirmou a jornalista Laurence Jourdan, da produtora Article Z, organizadora do programa.

O debate deve durar cerca de duas horas pelo sistema de teleconferência.

Está confirmada a participação do megainvestidor George Soros e de um representante da ONU (Organização das Nações Unidas), que pode ser Geog Kell ou John Ruggie.

Do fórum de Porto Alegre, devem participar o líder do MST, João Pedro Stédile, Bernard Cassen, da organização Attac, o escritor Eduardo Galeano e a ex-ministra da Cultura de Mali, Aminata Traoré, entre outros.

De acordo com Laurence, a produtora teve muitas dificuldades para a organização do programa em Davos. "Há dois meses, disseram que participariam, mas agora não querem participar porque dariam muita importância a Porto Alegre. Não nos deram nem credenciais", disse a jornalista.

Não tendo o aval oficial do fórum, a produtora decidiu entrar em contato com as pessoas que estão participando da reunião na Suíça, que falarão não em nome da entidade, mas darão sua opinião pessoal, segundo Laurence.

O programa deverá ir ao ar no dia 2 de fevereiro no canal de TV franco-alemão Arte, no canal norte-americano WorldLinkTV e nas televisões da Austrália, África do Sul, da Suíça e talvez na Coréia do Sul.

"Por enquanto, nenhuma televisão brasileira se interessou", disse Cristophe Aguiton, da Attac.

Em Porto Alegre, a recepção ao programa é boa. "Será o debate do início do século", apostou Carlos Tibúrcio, integrante da organização do Fórum Social Mundial.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página