Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2001 - 12h05

Fórum divulga hoje a Carta de Porto Alegre contra exclusão social

Publicidade

da Folha Online

O Fórum de Autoridades Locais, que reúne prefeitos e representantes de cidades da América Latina, Europa, Ásia e África na capital gaúcha, divulga hoje, às 15h, a Carta de Porto Alegre, documento que sintetiza as propostas das autoridades locais de combate à exclusão social.

O documento será entregue à coordenação do Fórum Social Mundial, que está sendo realizado desde a última quinta-feira (25), na capital gaúcha. Em junho, a carta será entregue na reunião do G-8 (grupo dos oito países mais ricos do mundo) em Gênova, na Itália.

Diversas experiências de combate à exclusão social foram apresentadas ontem (27) durante os debates do fórum, no Hotel Deville, em Porto alegre.

O vice-prefeito de Lisboa, Vasco Franco, disse que a capital portuguesa atacou o problema com pesados investimentos na área habitacional. Segundo ele, em 1990 10% da população da cidade viviam em favelas, sem água, luz e esgoto.

"Hoje podemos afirmar que não há mais moradores vivendo em condições miseráveis", afirmou. Vasco Franco destacou que, além de moradias, o poder público também investiu em educação, saúde e emprego.

A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), defendeu reformas fiscais e tributárias urgentes no país. Para ela, "é um compromisso de todos os prefeitos a busca de alternativas que promovam a igualdade e a justiça social".

O prefeito de Rosário, na Argentina, Hermes Binner, propôs a união de cidades em blocos comuns e solidários. Citou como exemplo a rede de Mercocidades, que reúne mais de 60 cidades no mundo e formula políticas a partir da integração dos setores sociais e políticos.

As informações são da Agência Brasil.


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página