Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/01/2001 - 15h39

Nicolau se defendeu de acusações de sonegação, diz advogada

Publicidade

SÍLVIA FREIRE
da Folha Online

O juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto respondeu a todas as perguntas feitas pela juíza Luciana Zanoni, da 6ª Vara da Justiça Federal, segundo afirmação da advogada Carla Domenico, que acompanhou Nicolau em seu depoimento desta tarde. Segundo a advogada, ele se defendeu das acusações de sonegação fiscal.

Segundo a acusação, o ex-juiz não teria declarado no Imposto de Renda o apartamento de Miami (EUA), carros de luxo e uma conta na Suíça, atualmente bloqueada.

A acusação também alega que o juiz aposentado teria mentido para a Receita Federal sobre os gastos com despesas médicas. De acordo com sua advogada, o apartamento não foi declarado porque não seria de propriedade do ex-juiz.

No depoimento de hoje, Nicolau declarou que o imóvel faria parte de um investimento a longo prazo que foi oferecido a ele por um banco. O ex-juiz teria apresentado os comprovantes de despesas médicas e teria dito que os carros de luxo constam em sua declaração de Imposto de Renda, bem como a conta na Suíça. Nicolau deve R$ 11 milhões à Receita Federal, em valores corrigidos.

O juiz teria voltado a declarar em juízo que o patrimônio dele teria sido construído a partir da herança de um tio alfaiate e dos proventos dele como advogado, antes de se tornar juiz trabalhista.

A defesa tentou transferir o processo que corre na 6ª Vara para a 1ª Vara, onde tramitam outros dois processos envolvendo Nicolau. De acordo com Domenico, os mesmos fatos apontados neste processo por sonegação fiscal estão sendo apurados nos processos da 1ª Vara.

  • Depoimento de Nicolau foi dentro do esperado, diz procurador


  • Leia mais sobre o caso TRT-SP
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página