Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/02/2001 - 17h45

Assembléia do RS quer informações sobre gastos em processo de Bové

Publicidade

LÉO GERCHMANN
da Agência Folha, em Porto Alegre

A Assembléia Legislativa Rio Grande do Sul enviará nos próximos dias um pedido de informações ao governador Olívio Dutra (PT) sobre os gastos do secretário da Agricultura, José Hermeto Hoffmann, em sua viagem à França.

Hoffmann foi a Montpellier (sul da França) para depor na Justiça a favor do ativista francês José Bové, em um processo movido contra ele.

O pedido de informações foi protocolado hoje à tarde pelo deputado estadual Frederico Antunes (PPB), o mesmo que havia entrado com notícia-crime quando Bové destruiu plantações experimentais de transgênicos da empresa Monsanto no município gaúcho de Não-Me-Toque.

O fato ocorreu durante o Fórum Social Mundial, que se realizou no fim de janeiro, em Porto Alegre. Bové estava acompanhado, durante a ação, de integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

O documento pede ''(...) a programação oficial, detalhada (...)'' de Hoffmann. ''O presente pedido de informações se mostra relevante, eis que, segundo informações divulgadas na imprensa, os motivos da viagem do secretário não correspondem àquele constante na autorização, publicada no 'Diário Oficial'.''

Em Montpellier, Bové participou, também, da destruição de plantações experimentais transgênicas implementadas pelo Cirad (Centro de Cooperação Internacional de Pesquisa Agronômica), do governo francês. Em razão dessa manifestação, ocorrida em 1997, Bové responde ao processo no qual o secretário gaúcho serviu de testemunha (1 das 10 que depuseram).

Hoffmann passará um total de 12 dias na França e nos Estados Unidos. As diárias foram pagas pelo Estado. O governo, porém, afirma que haverá o ressarcimento por parte da Confederação Camponesa da França para os dois dias em que o secretário gaúcho ficou envolvido com o julgamento.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página