Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2001 - 09h04

"Participo de um momento histórico", diz soldado que conduz cortejo

Publicidade

FABIANE LEITE
da Folha Online

O soldado do 3° Grupamento dos Bombeiros do Belém Hélio Pires Braz Filho, 31, que é o motorista do veículo que conduzirá o caixão do governador Mário Covas, disse estar orgulhoso com a tarefa.

"Estou participando de um momento histórico", disse enquanto preparava o carro para o início do cortejo. Braz Filho é morador de Santo André, na grande São Paulo, e está há nove anos no Corpo de Bombeiros. O soldado tem um filho, mas disse que não teve tempo para comunicar pessoalmente a família sobre a tarefa que lhe foi designada. O soldado disse que deixou apenas um recado em sua casa avisando que estenderia o plantão iniciado ontem às 7h30 da manhã.

Braz Filho vai conduzir o primeiro carro, um veículo da marca Pierce que é um dos mais modernos do Corpo de Bombeiros e tem espaço em cima para a colocação do caixão do governador. No veículo cabem quatro pessoas.

Segundo o capitão Carlos Henrique de Araújo, que coordena a operação durante o trajeto na cidade, alguns soldados deverão seguir em cima do carro.

Atrás irá um veículo reserva transportando coroas de flores. "Isso não pode falhar hoje", afirmou o coronel Jair Paca, comandante do Corpo de Bombeiros da capital, que foi acompanhar pessoalmente a operação.

O cabo Gilberto Bressane, 49, que vai dirigir o veículo disse que está "emocionado" apesar de já ter participado do cortejo de outras autoridades, cujos nomes ele não recorda. "A gente se sente emocionado tem muitos motoristas bons que poderiam ter sido escolhidos."

Os dois motoristas foram escolhidos pela capacidade técnica e por terem vários cursos preparatórios. Segundo Braz Filho, que conduzirá o primeiro carro, o trajeto na cidade deve ser feito a uma velocidade de 20 km/h.

A previsão é de que o cortejo saia às 9h e demore pelo menos 2h30 para chegar ao cemitério.

  • Leia mais sobre o governador Mário Covas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página