Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2000 - 20h22

Cabral Filho desiste de candidatura no Rio e passa a apoiar Conde

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O presidente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho (PMDB), retirou sua pré-candidatura à prefeitura e anunciou o apoio a reeleição de Luiz Paulo Conde (PFL).

"Acho o apoio a Conde fruto da minha maturidade, que me fez entender a importância de uma aliança em torno do Rio e do projeto 2002, que leva minha candidatura ao Senado", declarou ele.

Com isso, Conde será o candidato a prefeito com maior tempo no horário gratuito no rádio e na TV durante a campanha no Rio, com oito minutos e meio (quatro minutos e meio do PMDB mais os quatro a que já tinha direito).

O acréscimo de tempo será nos dois terços, ou 40 minutos de programa, distribuídos pelos partidos conforme o número de deputados no Congresso Nacional. PSDB, PMDB e PFL são os maiores partidos do Congresso.
"Pretendo usar todo o tempo disponível para mostrar as obras feitas na cidade. Não acho o debate nacional apropriado às eleições municipais", disse Conde.

Pesquisa Datafolha realizada em 23 e 24 de maio mostra que a disputa no Rio está embolada _Cesar Maia (PTB) aparece com 20%, Sérgio Cabral com 19%, Benedita da Silva (PT) com 15%, e Conde com 13%. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.

O prefeito garantiu que não ficaram sequelas da disputa travada com Sérgio Cabral no segundo turno das eleições municipais em 1996. "Não chegamos a quebrar nenhuma costela", brincou.

Os 378.242 votos que o fizeram o deputado estadual mais votado do Rio em 1998 tornaram o apoio de Cabral Filho _que trabalhava sua pré-candidatura de forma tímida_ o mais disputado nos bastidores da política carioca.

"Tive o cuidado de anunciar antes a todos que solicitaram meu apoio a minha decisão. As reações foram muito boas, como a do governador Anthony Garotinho, que considerou a opção positiva", afirmou o deputado.
O anúncio do apoio foi feito durante a visita de Cabral Filho às obras do Favela Bairro no morro do Tuiuti, em São Cristóvão (zona norte).

O projeto de urbanização de favelas é o carro-chefe da campanha de Conde à prefeitura. Cabral, que cumpre seu terceiro mandato como presidente da Assembléia Legislativa do Rio, disse que optou por sua carreira política como legislador.

Clique aqui para ler mais sobre política na Folha Online.

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página