Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2001 - 09h22

Procuradores depõem hoje em sessão secreta no Senado

Publicidade

da Folha Online

Os procuradores da República Guilherme Schelb e Eliana Torelli depõem hoje às 17h, em sessão secreta do Conselho de Ética do Senado. O depoimento será sobre a conversa que ambos tiveram com o senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA), em fevereiro, da qual também participou o procurador Luiz Francisco de Souza.

O depoimento dos procuradores estava marcado para a semana passada, mas um requerimento do corregedor do Senado, Romeu Tuma (PFL-SP), pediu que os depoimentos só fossem colhidos após a divulgação do relatório sobre possíveis violações no painel eletrônico de votação da Casa sob a presidência de ACM. O presidente do conselho, senador Ramez Tebet (PMDB-MS), acatou o pedido.

O relatório entregue ontem por técnicos da Unicamp constatou que há maneiras de quebrar o sigilo de votação do painel e possibilidade de alteração dos votos. Os técnicos não puderam afirmar, no entanto, se houve irregularidades na prática.

Luiz Francisco gravou a conversa e alguns trechos dela foram divulgados em uma reportagem da revista "IstoÉ". Nesses trechos ACM teria declarado ter uma lista com os nomes dos senadores que votaram contra a cassação de Luiz Estevão, e que, caso fossem quebrados os sigilos telefônico e bancário de 1997 e 1998 do ex-secretário-geral da Presidência, Eduardo Jorge Caldas Pereira, poderia se chegar ao presidente Fernando Henrique Cardoso. O senador nega que tenha feito a afirmação.

Um laudo do perito Ricardo Molina não constatou a presença da palavra "lista" na gravação da conversa que lhe foi entregue. Luiz Francisco confirmou, em depoimento concedido ao conselho, que ACM havia dito a palavra. Os senadores requisitaram ontem uma nova perícia na fita cassete com a gravação, como forma de esclarecer o assunto.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página