Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2001 - 09h21

Laranja assumiu jornal para Jader Barbalho

Publicidade


da Folha de S.Paulo, em Belém

Um laranja serviu ao presidente do Senado, Jader Barbalho (PMDB-PA), na aquisição do controle societário do "Diário do Pará", em 1999, três anos após se separar de sua ex-mulher, a deputada Elcione Barbalho (PMDB).
Seu nome é Antônio José Costa de Freitas Guimarães e seu trabalho é servir como secretário particular do senador, que o tem como seu homem de confiança.

Numa reunião familiar, em 14 de outubro de 1999, Elcione e o pai de Jader, Laércio Barbalho, transferiram para o assessor Antônio José R$ 468 mil em cotas da empresa, dando-lhe o controle societário com 39% do capital.

O documento de alteração contratual foi guardado na gaveta de Jader Barbalho, que só o registrou na Junta Comercial do Estado do Pará dois meses depois, numa operação casada.

No dia 6 de dezembro de 1999, Antônio José passou a ser formalmente proprietário do "Diário do Pará". E quatro dias depois, no dia 10, cedeu o patrimônio repentino para Jader. A Folha tem cópia das duas alterações contratuais. A transação não envolveu dinheiro. Antônio José é proprietário de um apartamento de três quartos em Belém e não teria condições de justificar à Receita incorporação súbita de quase R$ 500 mil aos seus bens.

Especialistas ouvidos pela Folha disseram ser muito difícil descobrir as reais intenções da operação a partir dos documentos conhecidos.

Mas, em tese, formularam a hipótese de que a falta de rendimentos de Antônio José tenha impedido que ele mantivesse as cotas em seu nome, abortando a estratégia de Jader de não figurar como controlador do "Diário do Pará".

Procurados pela Folha, Jader Barbalho e Antônio José não foram encontrados em Brasília nem em Belém, na sexta-feira. A assessoria de imprensa do presidente do Senado informou que a operação foi desfeita porque o secretário particular não poderia justificar o patrimônio à Receita.

O "Diário do Pará" foi fundado em 2 de abril de 1982, quando Jader ainda
era deputado federal.

O jornal pretendia transformar-se numa tribuna para o iminente candidato ao governo do Pará Jader Barbalho. (WG)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página