Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/04/2001 - 10h07

Relatório sobre violação do painel será lido hoje em conselho do Senado

Publicidade

da Folha Online

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado faz hoje a leitura do relatório da comissão de inquérito que apura as violações do painel da Casa durante votação da sessão secreta que cassou Luiz Estevão, realizada no dia 28 de junho de 2000.

Após a leitura, o conselho irá avaliar se houve ou não quebra de decoro por parte de algum senador. As penas previstas vão de advertência a cassação do mandato.

O presidente do conselho, senador Ramez Tebet (PMDB-MS), decide os rumos das investigações, após a apresentação do laudo dos técnicos da Unicamp (Universidade de Campinas).

Ontem foram divulgadas, pelo próprio presidente do Senado, Jader Barbalho (PMDB-PA), as informações de que o laudo comprovou violação no painel no dia 28.

A ex-diretora do Prodasen (Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado) Regina Borges, à frente do órgão na época da votação, afirmou que a quebra do sigilo no painel foi feita a pedido do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), por intermédio do senador José Roberto Arruda (PSDB-DF). Ambos negaram a versão de Regina Borges.

A quebra do sigilo telefônico da ex-diretora também será avaliada na reunião de hoje.

O depoimento do perito em fonética Ricardo Molina estava previsto para acontecer hoje às 17h no conselho, mas há a possibilidade de adiamento. Molina irá depor sobre a degravação de uma fita com o teor da conversa entre procuradores da República e ACM, ocorrida em fevereiro.

  • Veja o relato de como foi o esquema que violou o painel do Senado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página