Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/04/2001 - 03h49

Advogado nega versão que Arruda usou como álibi

Publicidade

VERA MAGALHÃES
da Folha de S.Paulo, em Brasília

O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro desmentiu parte da versão apresentada pelo senador José Roberto Arruda (PSDB-DF) para o encontro que tiveram no dia 27 de junho de 2000.

O encontro com Almeida Castro fazia parte do álibi apresentado por Arruda no plenário para negar que tenha se reunido com a ex-diretora do Prodasen Regina Célia Borges na véspera da cassação de Luiz Estevão (PMDB-DF).

No plenário, Arruda disse ter se encontrado com o advogado na saída do TSE, onde ambos tinham assistido à posse do ministro Fernando Neves da Silva. Disse que, em seguida, voltou a encontrar Castro no restaurante Piantella, do qual o advogado é sócio.

No discurso, Arruda disse: "Um dos proprietários do restaurante Piantella, o dr. Antônio Carlos de Almeida Castro, estava na posse do TSE. Encontrou-me, cumprimentou-me na saída e despedimo-nos, sem que disséssemos um ao outro para onde iríamos (...). Quando o dr. Antônio Carlos de Almeida Castro chegou ao restaurante, eu já estava lá".

Na sexta-feira, Castro negou a versão de Arruda. "Isso não é verdade", reagiu. O advogado diz que não se encontrou com o senador na saída do tribunal, e sim na ante-sala do TSE, ainda durante a solenidade de posse.

"Não sei precisar os horários, e disse isso ao senador quando ele me telefonou. Mas sei que não me encontrei com ele na saída, e sim durante a posse." O encontro, lembra Almeida Castro, foi ainda antes do coquetel que sucedeu à posse _e no qual Arruda diz ter permanecido até depois das 22h.

O advogado também não confirmou que Arruda já estivesse no Piantella quando ele chegou. Diz não se lembrar qual dos dois chegou primeiro nem quanto tempo se passou entre os dois encontros.

Ao discursar, o senador apresentou uma declaração do advogado. Castro forneceu a declaração por escrito, a pedido de Arruda, confirmando os encontros, mas não fala em horários: "Conforme solicitado por Vossa Excelência, posso afirmar, por corresponder à verdade, que encontrei-me com Vossa Excelência durante a solenidade de posse do Excelentíssimo ministro Fernando Neves, no Tribunal Superior Eleitoral. Confirmo, ainda, que logo após tal solenidade, novamente encontrei-me com Vossa Excelência no restaurante Piantella, onde Vossa Excelência jantava com o jornalista Ricardo Noblat".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página