Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/04/2001 - 18h26

Sem-terra invadem três fazendas no Triângulo Mineiro

Publicidade

RANIER BRAGON
da Agência Folha, em Belo Horizonte

Sem-terra ligados ao MLST de Luta (Movimento de Libertação dos Sem Terra de Luta) invadiram na madrugada de hoje três fazendas na região de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

As áreas somam 4.100 hectares e ficam em Uberlândia (fazenda Matinha), Monte Alegre (fazenda Marca de Ouro) e Tupaciguara (fazenda São Domingos). Não houve incidentes.

Segundo o MLST de Luta, cerca de 600 famílias realizaram as invasões. A Polícia Militar disse que foram cerca de 300 pessoas.

Os sem-terra afirmam que as fazendas são improdutivas. O Incra (Instituto de Colonização e Reforma Agrária), em Belo Horizonte, informou que o órgão já vistoriou as três áreas e que os laudos ainda estão em fase de elaboração.

O MLST de Luta divulgou nota afirmando que as invasões fazem parte de preparativos para um ato público a ser realizado no sábado, em Uberlândia.

Os sem-terra vão cobrar maior agilidade na reforma agrária e vão protestar contra a ameaça de desocupação, pela PM, da fazenda Tangará, invadida no ano passado e que aguarda cumprimento de mandado de reintegração de posse.

A Agência Folha não conseguiu entrar em contato ontem com os proprietários das fazendas invadidas.

O MLST de Luta é a organização de sem-terra com maior atuação no Triângulo Mineiro. Devido às várias invasões feitas na região, 11 líderes da entidade têm mandados de prisão expedidos pela Justiça e estão foragidos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página