Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/05/2001 - 11h16

Relatório de Saturnino será entregue ao Conselho de Ética na 4ª

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

O senador Roberto Saturnino Braga (PSB-RJ) deverá apresentar seu relatório sobre as investigações do caso da violação do painel eletrônico na próxima quarta-feira (16). A votação do relatório, porém, poderá ficar para a semana que vem. O presidente do Conselho de Ética, Ramez Tebet (PMDB-MS), dá como certo que alguns senadores pedirão vista do processo por uma semana.

Na mesma sessão em que Saturnino lerá seu relatório, também será votado o requerimento apresentado por Ney Suassuna (PMDB-PB), que pede votação aberta da matéria.

Mesmo com a aprovação do requerimento, todas as votações seguintes, na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) e no Plenário, seriam secretas, como determina o Regimento Interno do Senado e a Constituição.

O Conselho de Ética está apurando o envolvimento dos senadores Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e José Roberto Arruda (sem partido-DF) na violação do painel eletrônico de votação. Ambos são acusados de comandar a quebra do sigilo do sistema para retirar a lista dos senadores que votaram na sessão que cassou o mandato de Luiz Estevão, em 28 de junho do ano passado.

Apesar de boa parte dos integrantes do conselho defenderem a punição máxima (cassação) para ACM e Arruda, cresce o número de senadores condescendentes com os colegas. Esse grupo defende uma punição mais branda, que poderia ser a suspensão do mandato ou uma simples advertência.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página