Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/05/2001 - 13h00

Paes de Barros defende afastamento de Arruda do Conselho

Publicidade

da Folha Online

O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) pediu há pouco, na prática, o afastamento do senador José Roberto Arruda (sem partido-DF) do Conselho de Ética, tentando impedir que Arruda tenha direito a voto no relatório que pede a abertura de processo de sua própria cassação. Paes de Barros é um dos suplentes de Arruda no Conselho.

A alegação do senador mato-grossense é que Arruda esteve ausente em oito das 11 sessões do Conselho de Ética. Segundo o Regimento Interno do Senado, o senador que faltar até três reuniões sem justificativa, estará afastado.

Paes de Barros fez um pedido ao presidente do Conselho de Ética, Ramez Tebet (PMDB-MS) solicitando a lista de presença dos senadores para servir como base ao pedido de afastamento de Arruda a ser apresentado na próxima semana.

Tebet declarou que entende que Arruda, como membro do Conselho de Ética, tem direito a voto.

O senador Waldeck Ornelas (PFL-BA) defendendeu que os integrantes do Conselho de Ética são eleitos pelo plenário para um mandato de dois anos e, por isso, não podem ser afastados.

Segundo Ornelas, Arruda deve ter a oportunidade de explicar as faltas e que Paes de Barros registrou como ausência sessões que Arruda compareceu como depoente.

  • Leia mais sobre a quebra de sigilo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página