Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/05/2001 - 16h50

PM reprime manifestação contra ACM e invade universidade

Publicidade

da Folha Online

Uma manifestação contra o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) acabou em conflito nesta tarde entre a tropa de choque da Polícia Militar e estudantes em Salvador, na Bahia.

Cerca de 5.000 estavam em passeata, indo para a frente do apartamento de ACM, quando a PM lançou bombas de gás lacrimogêneo para impedir o avanço dos estudantes. Houve dispersão e perseguição aos manifestantes.

A PM invadiu cinco prédios da UFBa (Universidade Federal da Bahia) e agrediu estudantes, que revidaram.

Na operação, a PM mobilizou 300 homens, cães, motos e cavalos para ocupar a UFBa.

A Justiça ordenou que a polícia deixe a universidade, mas o comandante da PM não aceita. Dados extra-oficiais dizem que pelo menos 35 estudantes foram feridos.

No plenário do Senado, Waldeck Ornélas (PFL-BA) afirmou que a manifestação na Bahia transcorreu "com tranquilidade e com a proteção da PM", conforme havia assegurado o governo do Estado.

Segundo o senador, aliado político de ACM, a PM reagiu apenas diante de "provocação inaceitável" de alguns manifestantes.

Na opinião de Ornélas, "há uma clara tentativa de tumultuar o ambiente na Bahia e de manipular a opinião pública, criando um clima que atinja o Senado".

  • Com informações da Agência Folha, em Salvador, e da Agência Senado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página