Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2001 - 09h05

Malan depõe no Senado sobre caso Marka e FonteCindam

Publicidade

da Folha Online

O ministro da Fazenda, Pedro Malan, comparece hoje, às 9h30, à reunião conjunta das comissões de Assuntos Econômicos e de Fiscalização e Controle do Senado para dar explicações sobre o socorro do Banco Central aos Bancos Marka e FonteCindam, investigados pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Sistema Financeiro.

A ajuda do BC aos bancos ocorreu na mudança da política cambial, em janeiro de 1999, quando Francisco Lopes presidia o Banco Central. Lopes alegou, em seu depoimento na CPI, que montou a operação de socorro para evitar a quebra do sistema financeiro.

Uma reportagem revista "Veja", publicada neste mês, acusa Lopes de vender informações privilegiadas sobre juros e câmbio a investidores e afirma que Lopes foi chantageado pelo banqueiro Salvatore Cacciola, dono do Marka. A ameaça era a de que, caso não houvesse o socorro, Cacciola divulgaria fitas com a gravação de conversas de Lopes vendendo informações do BC. O banqueiro nega a versão da revista.

A CAE ouvirá ainda, na próxima terça-feira (dia 5), o atual presidente do BC, Armínio Fraga, e a diretora do Departamento de Fiscalização do banco, Teresa Grossi. Ambos prestarão depoimento sobre a suposta venda de informações privilegiadas.

LEIA MAIS:
- Entenda o caso Marka
- Quais são os principais personagens
- Veja quais são os pontos obscuros


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página