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03/06/2001
-
09h15
PATRICIA ZORZAN
da Folha de S. Paulo
O Ministério da Saúde, comandado por José Serra, o mais cotado pré-candidato do PSDB à Presidência, gastou cerca de R$ 1 milhão em merchandising da Campanha Nacional de Diabetes realizado em programas populares de TV no último mês de março.
O valor corresponde a 14% do orçamento total da campanha -estimada em R$ 7,3 milhões, a mais cara do ano, segundo a assessoria do ministério.
Os programas escolhidos foram a novela "Porto dos Milagres", da Rede Globo, o "Domingo Legal", apresentado por Augusto Liberato, o Gugu, e o programa "Hebe", comandado por Hebe Camargo.
Considerados destaques na grade de programação das emissoras, as três atrações, em geral, ocupam a primeira ou a segunda colocação de audiência em seus respectivos horários de exibição.
O merchandising do ministério foi iniciado no dia 12 de março com uma cena de cerca de um minuto na novela das oito da Globo.
Nela, o médico Rodrigo, interpretado por Kadu Moliterno, anuncia que o Ministério da Saúde vai lançar o projeto.
"Isso vai envolver o país todo, inclusive Porto dos Milagres. Sei que você compreende o valor dessas campanhas", afirma ele.
Cartaz
No dia 17, outra cena, com quase a mesma duração, mostra o médico fixando um cartaz sobre a campanha em uma parede. ""Embelezando as paredes, dr. Rodrigo?", pergunta uma moradora.
"Mais do que isso. O mais bonito nesse cartaz é que ele salva vidas", responde ele, com a inscrição "Ministério da Saúde" exibida acima de sua cabeça.
Outras três cenas, também inseridas no contexto da novela, trataram do assunto nos dias 24, 27 e 28 de março. Entre outros atores, delas participaram Joana Fomm, Arlete Sales e Fúlvio Stefanini.
A audiência da novela em março, de acordo com a Central Globo de Comunicação, foi, em média, de 43 pontos. Cada ponto corresponde a 80 mil telespectadores só na Grande São Paulo.
Embora a Globo não forneça valores de contratos, a Folha apurou que uma campanha como a feita pela pasta comandada por José Serra -veiculada na forma de cinco inserções de merchandising na novela das oito, a principal da emissora- custaria aproximadamente R$ 2,3 milhões.
Segundo dados do ministério, o valor pago pelo merchandising foi entre R$ 650 mil e R$ 700 mil por todo o pacote. Isso, informa, depois da negociação de um desconto com a emissora.
A Globo declarou, entretanto, que foi cobrado da Saúde o mesmo valor estipulado para qualquer outro de seus clientes.
Nota 10
Em 18 de março, outro merchandising foi ao ar no programa ""Domingo Legal", do Gugu.
Tucano declarado, o apresentador do SBT já participou de propagandas eleitorais e de showmícios de candidatos do PSDB, como o governador Mário Covas, morto em março, e seu sucessor no cargo, Geraldo Alckmin.
O ministério pagou R$ 130 mil pelo testemunho do apresentador, segundo dados fornecidos pela Gugu Produções e Merchandisings (GPM), responsável pela comercialização de sua imagem.
De acordo com José Carlos Miranda, da GPM, o preço de tabela do apresentador para merchandisings de um minuto é de R$ 252 mil. "Mas para o governo ele faz mais barato e até com mais boa vontade", explicou Miranda.
Com mais de cinco minutos de duração, o programa não apenas mostrou como o exame de detecção do diabetes era feito mas também manteve uma imagem de Serra no ar por 15 segundos, enquanto a explicação era dada.
Além disso, também foi reprisado um pronunciamento do ministro sobre o assunto, o que fez com que ele, devidamente identificado, permanecesse no ar por mais 108 segundos.
Terminado o merchandising, Serra ainda teve direito a um elogio do apresentador. ""Parabéns mais uma vez ao ministro José Serra. Ministro nota 10, que está fazendo essa campanha grandona", afirmou Gugu.
Nesse dia, conforme a assessoria de imprensa do SBT, o programa teve média de audiência de 21 pontos, com picos de 27.
O ministério afirma que, por R$ 300 mil, negociou com a emissora o pacote com dois merchandisings: o exibido no "Domingo Legal" e também o feito por Hebe Camargo no dia 19 de março.
O Departamento Comercial do SBT afirmou que o valor cobrado para um merchandising de um minuto de duração com a apresentadora é de R$ 145.530 para a emissora, mais R$ 18.191 de cachê pagos para a própria Hebe.
O SBT não informou se houve desconto para o ministério.
No programa ""Hebe", que, de acordo com a emissora, teve 14 pontos de média de audiência, com picos de 20, a apresentadora e seu ajudante de palco se submeteram ao exame de diabetes. ""Formidável", disse ela.
Saúde usa Gugu, Hebe e novela por R$ 1 mi
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da Folha de S. Paulo
O Ministério da Saúde, comandado por José Serra, o mais cotado pré-candidato do PSDB à Presidência, gastou cerca de R$ 1 milhão em merchandising da Campanha Nacional de Diabetes realizado em programas populares de TV no último mês de março.
O valor corresponde a 14% do orçamento total da campanha -estimada em R$ 7,3 milhões, a mais cara do ano, segundo a assessoria do ministério.
Os programas escolhidos foram a novela "Porto dos Milagres", da Rede Globo, o "Domingo Legal", apresentado por Augusto Liberato, o Gugu, e o programa "Hebe", comandado por Hebe Camargo.
Considerados destaques na grade de programação das emissoras, as três atrações, em geral, ocupam a primeira ou a segunda colocação de audiência em seus respectivos horários de exibição.
O merchandising do ministério foi iniciado no dia 12 de março com uma cena de cerca de um minuto na novela das oito da Globo.
Nela, o médico Rodrigo, interpretado por Kadu Moliterno, anuncia que o Ministério da Saúde vai lançar o projeto.
"Isso vai envolver o país todo, inclusive Porto dos Milagres. Sei que você compreende o valor dessas campanhas", afirma ele.
Cartaz
No dia 17, outra cena, com quase a mesma duração, mostra o médico fixando um cartaz sobre a campanha em uma parede. ""Embelezando as paredes, dr. Rodrigo?", pergunta uma moradora.
"Mais do que isso. O mais bonito nesse cartaz é que ele salva vidas", responde ele, com a inscrição "Ministério da Saúde" exibida acima de sua cabeça.
Outras três cenas, também inseridas no contexto da novela, trataram do assunto nos dias 24, 27 e 28 de março. Entre outros atores, delas participaram Joana Fomm, Arlete Sales e Fúlvio Stefanini.
A audiência da novela em março, de acordo com a Central Globo de Comunicação, foi, em média, de 43 pontos. Cada ponto corresponde a 80 mil telespectadores só na Grande São Paulo.
Embora a Globo não forneça valores de contratos, a Folha apurou que uma campanha como a feita pela pasta comandada por José Serra -veiculada na forma de cinco inserções de merchandising na novela das oito, a principal da emissora- custaria aproximadamente R$ 2,3 milhões.
Segundo dados do ministério, o valor pago pelo merchandising foi entre R$ 650 mil e R$ 700 mil por todo o pacote. Isso, informa, depois da negociação de um desconto com a emissora.
A Globo declarou, entretanto, que foi cobrado da Saúde o mesmo valor estipulado para qualquer outro de seus clientes.
Nota 10
Em 18 de março, outro merchandising foi ao ar no programa ""Domingo Legal", do Gugu.
Tucano declarado, o apresentador do SBT já participou de propagandas eleitorais e de showmícios de candidatos do PSDB, como o governador Mário Covas, morto em março, e seu sucessor no cargo, Geraldo Alckmin.
O ministério pagou R$ 130 mil pelo testemunho do apresentador, segundo dados fornecidos pela Gugu Produções e Merchandisings (GPM), responsável pela comercialização de sua imagem.
De acordo com José Carlos Miranda, da GPM, o preço de tabela do apresentador para merchandisings de um minuto é de R$ 252 mil. "Mas para o governo ele faz mais barato e até com mais boa vontade", explicou Miranda.
Com mais de cinco minutos de duração, o programa não apenas mostrou como o exame de detecção do diabetes era feito mas também manteve uma imagem de Serra no ar por 15 segundos, enquanto a explicação era dada.
Além disso, também foi reprisado um pronunciamento do ministro sobre o assunto, o que fez com que ele, devidamente identificado, permanecesse no ar por mais 108 segundos.
Terminado o merchandising, Serra ainda teve direito a um elogio do apresentador. ""Parabéns mais uma vez ao ministro José Serra. Ministro nota 10, que está fazendo essa campanha grandona", afirmou Gugu.
Nesse dia, conforme a assessoria de imprensa do SBT, o programa teve média de audiência de 21 pontos, com picos de 27.
O ministério afirma que, por R$ 300 mil, negociou com a emissora o pacote com dois merchandisings: o exibido no "Domingo Legal" e também o feito por Hebe Camargo no dia 19 de março.
O Departamento Comercial do SBT afirmou que o valor cobrado para um merchandising de um minuto de duração com a apresentadora é de R$ 145.530 para a emissora, mais R$ 18.191 de cachê pagos para a própria Hebe.
O SBT não informou se houve desconto para o ministério.
No programa ""Hebe", que, de acordo com a emissora, teve 14 pontos de média de audiência, com picos de 20, a apresentadora e seu ajudante de palco se submeteram ao exame de diabetes. ""Formidável", disse ela.
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