Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/06/2000 - 08h05

Emissora vira igreja evangélica

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Há seis anos no ar, a rádio Atalaia (103,7 MHz), da zona leste de São Paulo, é um exemplo do poder eleitoral das rádios. É também o caso único de emissora pirata que virou igreja evangélica.

Em geral é o contrário: igrejas sem dinheiro usam rádios piratas para conquistar fiéis. Igrejas "ricas", como a Universal, seguem a via legal, comprando emissoras.

A Atalaia foi criada em meados de 1994 por José Roberto de Oliveira, então membro da Igreja Presbiteriana do Brasil. Só três anos depois foi fundada a Igreja Evangélica Missão Atalaia, que hoje tem seis unidades e que pretende chegar a 20 em um ano.

Inicialmente, Oliveira loteava horários entre pastores de pequenas igrejas e promovia encontros na emissora e na casa de evangélicos. Os fiéis aumentaram, as casas ficaram pequenas, e os encontros passaram a ser feitos em galpões ou no Clube Elite Itaquerense.

As vigílias foram fundamentais para que Oliveira fosse eleito vereador de Ferraz de Vasconcelos em 1996, pelo PFL. Ajudaram também a eleger Dito Salim vereador de São Paulo pelo PPB.

Em 98, usando o nome José Roberto Atalaia, Oliveira se candidatou a deputado estadual pelo PDT. Teve 27.044 votos, é o primeiro suplente do partido e espera assumir uma vaga em janeiro.

A primeira Igreja Evangélica Missão Atalaia foi inaugurada em março de 97, quando Oliveira se proclamou pastor. A sede nacional fica na Parada 15, num galpão. O local tem 700 cadeiras de plástico e recebe até 1.500 pessoas nos cultos dominicais. O logotipo da igreja é idêntico ao da rádio.

No próximo dia 8, a emissora irá comemorar o sexto aniversário no estádio de Ferraz. Planeja reunir 50 mil pessoas. Haverá o sorteio de um Uno doado por Humberto Martins, candidato a vereador em São Paulo que terá apoio da rádio e da igreja Atalaia.

A rádio foi fechada duas vezes pela Polícia Federal, mas sempre voltou ao ar em menos de uma semana. Em 97, Oliveira obteve liminar da Justiça que obrigava a PF a devolver os equipamentos apreendidos e permitia que a FM operasse com baixa potência, decisão revogada meses depois.

A Atalaia opera com potência considerada alta, acima de 500 watts: a Lei das Rádios Comunitárias só permite transmissores de até 25 watts. O carro-chefe da programação é o "Programa Gil Lancaster". Ela transmite ao vivo de um sobrado na divisa de Ferraz com São Paulo.

Um link leva o sinal para o transmissor, distante 11 quilômetros. A antena fica em uma torre de 15 metros de altura, no meio do mato, no topo de um morro na zona leste de São Paulo, próximo do ponto final do ônibus Metrô Patriarca/Vila Yolanda 2.

A palavra Atalaia significa vigilante, sentinela, e é citada na Bíblia em Ezequiel. No Maranhão, é sinônimo de morro mais alto de uma serra.
(DANIEL CASTRO)

Clique aqui para ler mais sobre política na Folha Online.

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página