Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/07/2001 - 15h24

Oposição entra com denúncia contra Jader Barbalho no Senado

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

A oposição protocolou hoje na Primeira Secretaria do Senado uma denúncia contra o presidente da Casa, senador Jader Barbalho(PMDB-PA).

O PPS e o PT solicitaram que Jader seja ouvido pelo Conselho de Ética, para onde será encaminhada a denúncia.

No pedido, a oposição quer que sejam investigadas as acusações publicadas pela revista "Veja" desta semana, que mostrou cópias do relatório do BC (Banco Central), que comprovariam que Jader e familiares dele teriam sido beneficiados por depósitos com o dinheiro desviado do Banpará (Banco do Estado do Pará).

Na última segunda-feira (16), a oposição já havia protocolado um pedido que para o BC envie ao Conselho de Ética uma cópia dos relatórios da auditoria feita na instituição financeira pelo BC no início dos anos 90.

O líder do PPS no Senado, senador Paulo Hartung (ES), disse que a situação de Jader Barbalho está cada vez mais difícil. "Toda a atitude que Jader Barbalho toma no sentido de obstruir o processo de investigação é muito ruim para o país, para o Senado e péssimo para ele próprio porque agrava sua situação e aumenta a desconfiança da sociedade", disse Hartung.

Até agora, Jader não se manifestou sobre o pedido feito pela oposição para que ele convoque a Comissão Representativa do Congresso para analisar as denúncias feitas contra ele.

A oposição quer que a Comissão se posicione sobre as acusações contra Jader, mas para isso terá de ouvi-lo.

A Comissão Representativa é composta por oito senadores e 17 deputados e é convocada durante o recesso parlamentar, que vai até dia 3 de agosto.

  • Leia mais sobre o caso Jader Barbalho
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade