Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/07/2001 - 03h58

Oposição faz mais um pedido de investigação

Publicidade

da Folha de S.Paulo, em Brasília

O bloco de Oposição vai entregar ao presidente interino do Senado, Edison Lobão (PFL-MA), mais um pedido para que o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar investigue acusações contra o senador Jader Barbalho (PMDB-PA). É a segunda vez que a oposição pede apuração de denúncia contra Jader durante o recesso.

A oposição quer que o conselho apure se Jader mentiu no discurso sobre a compra da fazenda Agropecuária Campo Maior, que pertencia a José Osmar Borges, acusado de fraudar a Sudam.

Em discurso no plenário do Senado, Jader afirmou que a compra estava registrada em declaração do Imposto de Renda da fazenda Rio Branco, de propriedade do senador. A Folha teve acesso a cópias das declarações da Rio Branco dos últimos cinco anos, e não há registro da transação.

No documento, o bloco vai pedir investigação de uma gravação que envolveria Jader diretamente no esquema de fraudes da Sudam. No diálogo, publicado pela revista "IstoÉ", o deputado Mário Frota (AM) diz que Jader teria cobrado US$ 5 milhões para liberar financiamento de US$ 40 milhões.

No requerimento apresentado na semana passada, a oposição pediu a investigação do envolvimento de Jader em fraude no Banpará entre 1984 e 1988.

Segundo Lobão, os pedidos do bloco de oposição serão encaminhados ao presidente do conselho, senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM). A intenção do bloco é provar que Jader mentiu para pedir a cassação de seu mandato.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página