Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/06/2000 - 21h51

Durante conversa com internautas, Maluf defende-se de acusações

Publicidade

da Folha Online

Durante bate-papo realizado nesta terça-feira (27) pelo UOL (Universo Online) e pela "Vejinha", do grupo Abril, o candidato pelo PPB à prefeitura paulistana, Paulo Maluf, teve que responder às perguntas feitas pelos internautas que o interrogavam, principalmente, sobre denúncias de corrupção e seu relacionamento com o prefeito Celso Pitta.

Maluf negou todas as acusações de corrupção e superfaturamento em obras e disse que as denúncias foram feitas por seus adversários políticos.

Questionado sobre a veracidade de seu "rompimento" com Pitta, o candidato afirmou que não voltou a falar com o seu afilhado político. "Quando, em dezembro de 1998, Nicéa Pitta declarou que votou em Mário Covas, toda São Paulo testemunhou que não só rompi com o prefeito, jamais falei com ele novamente, virei-lhe as costas quando estava no velório de um amigo meu e ele, para não ser expulso do PPB, abandonou o partido e filiou-se ao PTN".

Sobre seus planos de governo, o candidato afirmou que irá continuar com o programa de PAS e também não irá paralisar as obras do Fura-fila, bandeira eleitoral de Celso Pitta em campanha pela prefeitura em 1995. "Vamos avaliar se a experiência do Fura-fila é válida para a cidade e é dessa avaliação que vai depender a continuidade ou não desse programa de transporte coletivo", disse Maluf.

O candidato também falou sobre seus projetos para combater a violência, como a criação de uma Secretaria Municipal de Segurança Pública. Maluf também voltou a defender a implantação da prisão perpétua para reincidentes de crimes hediondos.

Durante o bate-papo, o candidato acusou o PT de fazer "campanha suja" e afirmou que seus adversários inventaram a história de que ele teria uma filha fora do casamento. "Isso me obrigou a fazer um exame de DNA e durante este interregno, sofrer a humilhação da dúvida".


Leia abaixo íntegra do bate-papo feito pelo UOL

(19:56:31) : :Paulo Maluf : Um abraço pessoal e amigo a todos os internautas e aqueles que estão ligados no UOL. Meu abraço e a gratidão pela participação.

(19:57:02) : : Bruno : olá, sou seu fã nº.1, mesmo todos criticando vc eu sempre vou te eleger, pode contar com isso. Admiro muito vc.

(19:57:05) : : Helen : Boa noite. Gostaria de saber qual a sua principal prioridade se ganhar a eleição

(20:03:22) : :Paulo Maluf : Helen, a prioridade hoje é o combate à violência. Ainda ontem, eu fiquei estupefacto com uma notícia que os jornais deram, ou seja, que um garoto de 14 anos que ganhava a vida honestamente ajudando a família e vendendo balas na estação Bresser do Metrô foi assassinado a facadas para roubarem dele 25 reais. Ora, será possível que podemos considerar uma cidade civilizada quando uma vida vale 25 reais? Será possível que autoridades que têm filhos que, como eu, que tenho um neto de 14 anos, não se revoltam com uma notícia dessas? Que que eu vou fazer se eleito prefeito? Não descansarei enquanto não diminuir a violência nessa cidade. Iremos ampliar a Guarda Civil Metropolitana dos atuais 4.000 guardas para 10.000. Vamos criar a secretaria de Segurança Municipal. Não basta só ampliar o número de guardas. Temos de dar-lhes treinamento para serem eficientes e bem educados. Hoje, vou dar em primeira mão para o UOL. Conversei telefonicamente com o ex-secretário de Segurança Pública de Nova York chamado Willian Bratton, que é conhecido internacionalmente por ter diminuído a violência em 50% e ele estará em São Paulo na primeira semana de agosto para dar uma conferência pública de como dar treinamento à polícia.

(20:04:11) : : Lúcia : o senhor é a favor da pena de morte?

(20:04:33) : :Paulo Maluf : Ricardo, a minha avaliação, infelizmente, é péssima. As pesquisas indicam que ele não está cumprindo com a sua obrigação com os eleitores que o elegeram. Assumo minha parte de responsabilidade. Errei. Por isso, quero ser prefeito para fazer oito anos em quatro.

(20:04:44) : : Rick : Boa noite sr. Paulo Maluf. Gostaria de saber até que ponto nós eleitores podemos confiar nas promessas de políticos em campanhas eleitorais. Quando o senhor prometeu que se o Pitta não fosse um bom prefeito, o sr. não mais se candidataria, o senhor estava brincando?

(20:06:41) : :Paulo Maluf : Lúcia, não. Mesmo nos Estados Unidos, houve alguns erros judiciários que foram irreparáveis. Mas sou a favor da prisão perpétua. Veja o caso em Brasília que aconteceu há três semanas. Um condenado a 95 anos de prisão foi solto pela Justiça temporariamente e no primeiro dia, assassinou um casal que estava dentro de um automóvel, ele com 18 anos e ela com 17 anos e disse que não matou a criança de 10 meses que estava no carro porque ela estava dormindo e ele não a viu. Será que esse indivíduo deve ser solto novamente ou deve ser segredado da sociedade. Ademais, eu acho que o preso deve trabalhar

(20:06:58) : : Naty : oi..... queria saber se o Senhor vai cuidar do Rio Tiete

(20:07:19) : :Paulo Maluf : Rick, eu acredito que na pergunta do Ricardo eu já respondi em parte.

(20:08:04) : : Roger : Paulo Maluf, qual seria o primeiro passo para limpar toda essa sujeira que esta na Prefeitura de SP?

(20:09:16) : :Paulo Maluf : Naty, o rio Tietê é de responsabilidade do governo do Estado. O que a prefeitura pode e deve ajudar é impedindo que nos pequenos afluentes do Rio Tietê seja jogado lixo, detritos, esgotos sólidos e industriais e que assoream o Rio Tietê e causando, portanto, algumas enchentes. Nós vamos ajudar o governo do Estado a manter o Rio Tietê limpo, como também o Rio Pinheiros.

(20:09:21) : :Moderador UOL : Aproveitando o assunto sobre segurança: no último dia 22, o senhor prometeu liderar campanha para a implementação da pena de prisão perpétua (abolida desde 79) para crimes hediondos. O senhor acha que superfaturamento e desvio de dinheiro público podem ser considerados crimes hediondos?


(20:11:06) : :Paulo Maluf : Roger, o primeiro passo para limpar toda essa sujeira é acabar com a influência maléfica, política de vereadores, que traíram o voto daqueles que os elegeram e que tiveram na administração atual do prefeito Pitta uma influência maléfica. Na minha administração, vereador não mandou, ajudou, sim, a administrar melhor o seu bairro, indicando as prioridades para o Executivo. Ou seja, a administração tem que ser profissional e executiva e não pode ter influência política.

(20:11:21) : : Caio : Todos os vereadore do PPB (Mutran e Vita, por exemplo) apóiam Pitta, Arnaldo Faria de Sá, eterno malufista faz parte do governo... até quando o senhor vai dizer que está rompido com Pitta se o seu partido o PPB é o que mais o defende???

(20:12:58) : :Paulo Maluf : Moderador, prisão perpétua, para crimes hediondos, é a solução. Nós temos que segregar aqueles que são reincidentes em casos como este que eu me referi anteriormente em Brasília. Quanto ao superfaturamento e desvio de dinheiro público, houve projeto de lei aprovado há algumas semanas no Congresso Nacional e que regula essa matéria. Qualquer administrador público deve ser investigado e se alguma irregularidade cometeu, deve ser julgado e, pela Justiça, condenado ou absolvido.

(20:14:21) : : Eduardo : O senhor, de eleito, vai pagar os 81% que deve aos funcionários públicos municipais? Vai continuar com o PAS?

(20:15:41) : :Paulo Maluf : Caio, quando, em dezembro de 1998 Nicéa Pitta declarou que votou em Mário Covas, toda São Paulo testemunhou que não só rompi com o prefeito, jamais falei com ele novamente, virei-lhe as costas quando estava no velório de um amigo meu e ele, para não ser expulso do PPB, abandonou o partido e filiou-se ao PTN. Estou rompido e o fato de um ou outro vereador necessitar da administração municipal para seus bairros não quer dizer apoio incondicional. Tanto é que Arnaldo Faria de Sá, ao assumir uma secretaria, foi recriminado publicamente por mim e se desligou do partido, do PPB, para não ser expulso publicamente. Pitta não traiu só o Paulo Maluf. Pitta foi, principalmente, um traidor dos eleitores que o elegeram.

(20:16:02) : : Lúcia : O que o senhor acha das acusações de superfaturamento das obras do túnel Ayrton Senna na sua gestão?

(20:18:15) : :Paulo Maluf : Eduardo, o problema da reivindicação de 81% dos funcionários municipais é um problema que depende da Justiça e não do prefeito. Sobre a segunda pergunta, sim. O PAS foi o melhor plano de saúde que apareceu no mundo segundo a avaliação da Harvard Medical Institute e exatamente, se falhas teve, foi pela influência maléfica de alguns vereadores em alguns módulos. Vamos restabelecer o PAS com dignidade e com honestidade, porque o povo não pode sofrer falta de amparo à saúde pela desonestidade de algum vereador ou funcionário. O funcionário e o vereador serão punidos, mas nós vamos ter remédios baratos nos postos de saúde.

20:18:43) : :Moderador UOL : A ex-primeira-dama Nicéa Camargo foi condenada a indenizá-lo por danos morais. Ele terá de pagar cinco salários mínimos. O que o senhor vai fazer com o dinheiro? O senhor tem mágoa de seu ex-afilhado político Celso Pitta?

(20:21:54) : :Paulo Maluf : Lúcia, a acusação é mentirosa, é falsa, foi negado inclusive em reportagem nas televisões que têm audiência nacional, como Globo e outras. Agora, o túnel existe para o seu conforto, Lúcia e é mentira que foi superfaturado. Agora, por que que os meus adversários atacam a minha pessoa física? Porque eles sabem que eu sei atacar os problemas e sei resolver os problemas. Eu quero afirmar a você que mereço o mérito de ter terminado os túneis. Criminosa foi a atitude da administração que me antecedeu, que aterrou-os todos, inclusive o Boulevard da Juscelino Kubistchek, que estava praticamente pronto. Eu sei resolver os problemas. Não preciso atacar meus adversários. Aliás, essa entrevista que estou dando na UOL é em um prédio na Avenida Faria Lima, que criou milhares de empregos e a UOL aqui não existiria se o Maluf não tivesse construído essa avenida. Lembra você o quanto eu fui criticado porque construí essa avenida? Mas me orgulho dela.

(20:22:56) : : Rick : O prefeito Pitta, disse que gostaria de ter sido bailarino. Será que não teria sido melhor ao invés de apoiá-lo a ser prefeito, ter pago umas aulas de balé?

(20:23:10) : : SAMIRA : como árabe que sou era malufista, mas não sou mais...o que tem a dizer as pessoas que como eu já acreditaram no senhor antes dos escândalos??


(20:23:19) : :Paulo Maluf : Moderador, o dinheiro será doado à Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Tanto eu como todo o povo de São Paulo tem mágoa da má administração do prefeito Celso Pitta. Ele está terminando sua administração, mas os problemas continuam e é por isso que eu quero fazer oito anos em quatro.

(20:23:43) : :Paulo Maluf : Rick, você pode julgar tão bem quanto eu.

(20:23:57) : : rmc : pq todos os escândalos de corrupção em são paulo de alguma maneira remetem ao Sr., será coincidência ou perseguição? O Sr. poderia responder qual a origem de seus rendimentos?

(20:24:24) : :Mod2 fala para Paulo Maluf: Dr. Paulo. Com relação a sua resposta da corrupção na câmara, o que vc tem a dizer já que grande maioria dos vereadores corruptos são do PPB (aliás, sua antiga base de governo e atual do Pitta)?

(20:25:16) : :Paulo Maluf : Samira, eu tenho minha consciência tranquila. Trabalhei e realizei vinte vezes mais que todos os candidatos a prefeito juntos. Eles me atacam porque não sabem atacar e resolver os problemas. Volte o seu pensamento e a sua consciência por tudo o que existe de bom em São Paulo e eu tenho certeza de que você vai refletir e vai continuar votando em Paulo Maluf

(20:25:29) : : gustavo : Caro Paulo Maluf, em primeiro lugar, qual é o medo que o governo Brasileiro tem em atuar com mais força contra o crime, e porque o sr. não continua a lutar pela presidencia? obrigado!

(20:25:50) : : tom : sr Paulo Maluf, e os frangos de D. Silvia, o que tem a dizer?

(20:28:43) : :Paulo Maluf : rmc, repito, os meus adversários me agridem e de alguma maneira até me insultam porque sempre que foram governo nunca resolveram os problemas. Meu avô chegou ao Brasil em 1879. Chamava-se Miguel Stéfano. É nome de avenida em São Paulo e em quase todo o Estado. Como todo imigrante, trabalhou e venceu. Meu pai, Salim Maluf, chegou ao Brasil em 1910 e quando faleceu, era dono da maior serraria da América Latina. Eu e meu irmão Roberto fundamos a Eucatex, que é uma das maiores empresas de materiais de construção civil da América Latina. Gero, com muito orgulho, dez mil empregos diretos e indiretos e a origem dos meus rendimentos você pode encontrar nas 18 declarações de bens que fiz à Justiça Eleitoral e que estão publicadas nos Diários Oficiais.

(20:28:57) : : Lúcia : O senhor pretende dar continuidade ao fura-fila, Cebolinha e demais obras Pitta?
(20:31:02) : :Paulo Maluf : Mod2, eu quero dizer que não pré-julgo, apesar de inúmeras acusações que eu poderia, aqui, dar a você contra vereadores do PT, ou de todos os partidos. Não vim a esse programa para agredir ninguém. Mas se você tiver interesse em ser esclarecido, mande um e-mail para mim aqui no UOL e eu vou te mandar uma tonelada de recortes de jornais sobre administrações municipais e estaduais de outros partidos. Assumo o compromisso com você de manter minha campanha limpa, mas o meu arquivo dos adversários que foi publicado em todos os jornais do país estão à sua disposição.

20:33:13) : :Paulo Maluf : Gustavo, obrigado pela sua pergunta. O que eu acho é que o governo brasileiro é preconceituoso. Garante direitos humanos para os bandidos e os criminosos, quando, pra mim, direitos humanos são para todos e principalmente para os humanos que são direitos. Lamento que a polícia esteja impedida de agir. Eu acho que, quando você é eleito num cargo, você tem que cumprir a sua obrigação cumprindo o mandato naquele cargo. Se eu for eleito, o compromisso que eu assumo é de ser o melhor prefeito. Depois de terminado o meu mandato, posso ser candidato a presidente.

(20:34:42) : :Paulo Maluf : Tom, isso é falso. Isso é mentiroso. Minha virtuosa mulher Sylvia, com quem estou casado há 45 maravilhosos anos jamais vendeu frangos à prefeitura. Foi uma armação pré-eleitoral e depois que eu perdi a eleição, ninguém mais teve interesse em tocar o assunto pra frente. Quem conhece minha mulher sabe que ninguém se dedicou mais a obras sociais do que a Sylvia.

(20:34:42) : : *Acid Girl* : Só perguntas educadas são aceitas....a revolta ñ conta. A grande verdade é essa, temos q nos comportar como ovelhinhas ingênuas e passivas q aceitam toda essa máfia política ....SOMOS OBRIGADOS A SOBREVIVER EM UMA ETERNA MENORIDADE PENSATIVA ESCONDIDOS NAS PROMESSAS DE MELHORIA Q PESSOAS COMO O SENHOR PROPÔEM DESCARADAMENTE!

(20:35:58) : :Paulo Maluf : Lúcia, nunca paralisei uma obra de nenhuma administração. Portanto, o que estiver em construção, como o Fura-Fila e o Cebolinha, serão terminados. Aí, vamos avaliar se a experiência do Fura-fila é válida para a cidade e é dessa avaliação que vai depender a continuidade ou não desse programa de transporte coletivo.

(20:36:23) : :Moderador UOL : Apesar de todas as denúncias contra a sua administração, o senhor tem hoje 20% da intenção de voto dos paulistanos entrevistados pelo Datafolha, ocupando a segunda colocação na disputa, em empate técnico com Luiza Erundina (18%). Marta Suplicy lidera, com 30%. A que o senhor atribui sua popularidade?

(20:36:59) : :Paulo Maluf : Sonilde, a Folha de S. Paulo de domingo publicou uma pesquisa que demonstra que o sr. Mário Covas é avaliado pela população de SP como o pior governador do Brasil. É meu único comentário.

(20:37:49) : : vergonha.cjb.net : O sr. continua apoiando o governo FHC? Por que?

20:39:14) : :Paulo Maluf : Acid Girl, pela sua tradução, você é uma girl, uma jovem moça. Eu, como pai de quatro filhos e avô de 11 netos, continuo sendo um otimista. Eu adoro São Paulo e adoro o Brasil. Se eu pudesse voltar no calendário da vida e dar um conselho a meu pai, eu diria a ele, 'Meu pai, imigre para o Brasil, que é a melhor terra do mundo.' Tenho a consciência que fiz mais que todos e desejo seu voto para continuar trabalhando por essa cidade sofrida.

(20:39:23) : : ENG. ROGERIO : Dr. Paulo Maluf, parabenizo o senhor pelas obras realizadas na cidade, tão necessárias como criticadas, e pergunto quais serão suas prioridades na área de do transporte e infra-estrutura?

(20:41:45) : :Paulo Maluf : Moderador, a voz do povo é a voz de Deus. Se depois de tantos ataques, de tantas mentiras, de tantas acusações falsas ainda tem nessa cidade, graças a Deus, dois milhões de pessoas que acreditam em mim, eu oriento a minha oração a Deus, agradecendo essa graça divina, que apesar das injustiças têm pessoas que têm boa memória e que testemunham, através do seu voto, tudo o que fiz por essa cidade. Voltei pra ganhar. Voltei pra melhorar essa cidade. Voltei para acabar com tudo de errado que tem hoje na administração municipal.



(20:41:58) : : Estudante : gostaria de saber se o senhor nao está melhorando demais a imagem do Cingapura...onde sabemos q apartamentos estao sendo vendidos ilegalmente...e q sao apenas favelas de concreto...e q escondem a verdadeira favela atras delas...

(20:44:21) : :Paulo Maluf : Vergonha, votei em FHC porque achava, em 1998, que ele era e continua sendo uma opção melhor que o Lula e melhor que o PT. Entretanto, sou um crítico construtivo do governo FHC. Não o apoio incondicionalmente. Porque, graças a Deus, tenho independência suficiente para ficar de rabo preso somente com o povo que vai me eleger. Sou um crítico de muitas privatizações que praticamente foram doações. Sou um crítico dos aumentos das tarifas depois que as empresas estatais, como as de comunicação, eletricidade, pertencerem hoje a multinacionais. Sou um crítico construtivo no sentido de que o povo brasileiro possa, dentro da democracia, encontrar uma qualidade de vida.

(20:44:53) : : Lúcia : O senhor tem alguma estratégia para derrotar Marta Suplicy, que, segundo as pesquisas, é a sua principal rival?


(20:47:39) : :Paulo Maluf : Eng. Rogerio, na área de transporte, nós temos que continuar a construção dos corredores de ônibus e dos terminais de ônibus, que são os únicos que a cidade tem e foram construídos por mim, como, por exemplo, o terminal do Parque Dom Pedro, da Praça das Bandeiras, João Dias, Vila Nova Cachoeirinha, Penha e o Capelinha, que foi começado por mim, ou seja, hoje, mais de um milhão de pessoas tomam ônibus diariamente abrigados da chuva, do frio, do sol e com dignidade. Os corredores de ônibus que eu construí deram maior velocidade média ao transporte coletivo por ônibus. Portanto, nós vamos, cada vez mais, construir corredores de ônibus integrados ao Metrô e aos trens de subúrbio para dar mais opções de transporte ao paulistano. Na infra-estrutura, estou à sua disposição, só que eu deveria ocupar mais uma meia hora do UOL. Mas é só você me mandar um fax que eu lhe enviarei.

(20:48:26) : : Guga : O que acha do jargão ' Rouba mas faz'

(20:50:00) : :Moderador UOL : Caros, temos mais 5 minutos de papo com Paulo Maluf. Logo mais, Nasi e os Irmãos do Blues conversam ao vivo. Obrigado.

(20:50:23) : : tom : Qual o e-mail para entrarmos em contato com o sr.??

(20:50:34) : :Paulo Maluf : Estudante, se alguém está vendendo ilegalmente o Cingapura, este caso deve ser entregue à Justiça para que se condene essa ilegalidade. Quero, entretanto, dizer, e tenho muito orgulho dos 20 mil apartamentos, que abrigam 100 mil pessoas e que moram com dignidade, pagando uma prestação de 57 reais por mês. Pra sua informação, o aluguel de um barraco de madeira infecto e indigno custa, numa favela, de 150 a 200 reais por mês. Fui o único prefeito desta cidade que, verdadeiramente, encontrou uma solução para o favelado, erradicando a favela, mas sem jogar o favelado a 30 quilômetros de distância de onde ele morava e sim, fazendo com que ele possa morar perto do seu local de trabalho num apartamento com muita dignidade.

(20:52:41) : : Ricardo : O sr. é monogâmico?

(20:53:08) : :Paulo Maluf : Lúcia, minha única estratégia é uma campanha limpa, mostrando que sou um homem de bem, um administrador experiente, que tenho vontade política, que tenho determinação e que sou melhor do que ela para colocar essa cidade em ordem. Essa a única estratégia. Sei que o PT faz campanha suja. Já, inclusive, inventaram uma filha que não era minha e que me obrigou a fazer um exame de DNA e durante este interregno, sofrer a humilhação da dúvida, mas não vou pagar na mesma moeda. Quero ganhar, mostrando que sou o melhor para a cidade.

(20:53:16) : :Moderador UOL : Cunha Bueno, seu vice, é ferrenho defendor da volta da Monarquia ao país. O que o senhor acha da volta da Monarquia?

(20:55:05) : :Paulo Maluf : Guga, para mim, eu acho que isso é um insulto. Estou na campanha eleitoral para mostrar que sei atacar e resolver os problemas da segurança, do emprego, da educação, da saúde pública. Os que me atacam e que me insultam mostram que não têm programa de governo e remetendo a sua memória, quando foram um governo quase destruíram a cidade. Eu tenho força e determinação política. A minha vida mostra que eu sou um trabalhador honrado. Só tem uma maneira de tirar o Paulo Maluf da vida pública: é trabalhar mais do que ele.


(20:56:34) : :Paulo Maluf : Ricardo, sou casado com a mesma mulher nos meus últimos e maravilhosos 45 anos. Não sou juiz, não condeno ninguém se tiver pontos de vistas diferentes, mas eu estou muito satisfeito com a Sylvia e quero continuar monogâmico.

(20:58:12) : :Paulo Maluf : Moderador, Cunha Bueno, quando defendeu a monarquia, em 1993, defendeu o regime parlamentarista, que impera na Inglaterra, Espanha, Dinamarca, Noruega, Suécia, Japão, com sucesso. Respeito o ponto de vista do meu vice. Mas sou contra a monarquia e sou contra o regime parlamentarista no Brasil. Vejam quantos escândalos existem com o parlamento mandando menos. Imagine só se ele tivesse mais poder!

(20:59:04) : :Paulo Maluf : Vergonha, não! Mentir é aético. Inclusive, Vergonha, se sou polêmico porque eu tenho um costume diverso dos políticos: sou sempre muito sincero sob meus pontos de vista.

(21:00:53) : :Paulo Maluf : Aos meus amigos, eu deixo uma mensagem de fé. Trabalho desde os 14 anos e tenho 68 anos de idade. Portanto, trabalho há 54 anos e jamais me aposentei. Num país onde muitos burocratas e funcionários públicos querem se aposentar aos 25 ou 30 anos de trabalho, eu quero, não com a minha pregação, mas com meu exemplo, mostrar que esse país é viável.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página