Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2001 - 17h29

Laudo médico sobre juiz Nicolau deve sair em até dez dias

Publicidade

CAMILO TOSCANO
da Folha Online

O laudo médico feito pelo Imesc (Instituto de Medicina Social e Criminológica) sobre o estado de saúde do juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto deve ficar pronto em no máximo, dez dias. A informação é da equipe médica responsável pela perícia feita no juiz que avaliou hoje suas condições físicas e psicológicas.

O laudo do Imesc será encaminhado ao juiz Cassem Mazloum, da 1ª Vara da Justiça Federal, que determinará se Nicolau volta para a Carceragem da Polícia Federal ou permanece cumprindo prisão domiciliar em sua casa no Morumbi, zona sul de São Paulo.

A equipe, formada por cinco médicos - três psiquiatras (Luis Carlos Pillegi, Paulo Sérgio Calvo e Marco Antonio Beltrão) e dois clínicos (Silvia Coutinho Ramos e Élcio Rodrigues da Silva, este também cardiologista) -, recusou-se a dar detalhes sobre o estado de saúde de Nicolau.

Os médicos particulares de Nicolau, o cardiologista José Aires e o psiquiatra Sérgio Rigonatti, também acompanharam a realização da perícia.

Segundo a equipe, a parte clínica avaliou as condições físicas de Nicolau (com a realização inclusive de um eletrocardiograma em repouso), seus hábitos, antecedentes pessoais e familiares e seus sentidos. O uso recente de medicamentos por Nicolau só será conhecido na apresentação do laudo.

Lado psicológico

A parte psicológica, segundo os médicos, é feita não "pensando em um tratamento", mas buscando encontrar patologias por meio da observação dos gestos, dos sinais e das respostas dadas pelo juiz aposentado durante o exame. "Procuramos observar o que o paciente está sentindo, o que achava antes e o que acha agora", afirmou Beltrão.

De acordo com Luis Carlos Pillegi, a avaliação psicológica é feita por meio do que caracterizou como uma conversa informal. "O objetivo é que ele se solte, dê elementos."

Questionados sobre se seria melhor para o juiz Nicolau tratar de uma possível depressão em casa, os médicos afirmaram: "Qualquer tratamento é melhor em casa. Se você trata um gripe em casa, deitado, com a mãe trazendo chá, é sempre melhor."

Segundo a equipe médica, uma possível depressão de Nicolau pode ser provocada pela sua prisão. "A depressão pode ser causada por sofrimento físico, moral ou pela privação da liberdade."

Essa mesma equipe já avaliou o jornalista Pimenta Neves, acusado de matar a namorada e também jornalista Sandra Gomide, Leonardo Chain, acusado de pedofilia em janeiro de 1999, e professor Leonardo Teodoro de Castro, acusado de explodir uma bomba em uma avião da TAM em 1997.

Os médicos não descartaram a possibilidade de realizar outros exames, como uma ressonância magnética ou um teste de rocharch (que consiste em apresentar figuras com imagens abstratas e perguntar ao paciente o que ele vê), nem a hipótese de uma nova perícia.

Nicolau é acusado de desviar R$ 169 milhões das obras do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) paulista.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página