Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/08/2001 - 14h12

Comissão reúne-se na terça para definir investigações sobre Jader

Publicidade

da Folha Online

O senador Jefferson Péres (PDT-AM) informou que a comissão especial do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar que investiga as acusações contra o presidente licenciado do Senado, senador Jader Barbalho (PMDB-PA), vai reunir-se nesta terça-feira (14) para traçar as próximas etapas de trabalho. Segundo Jefferson, dificilmente Jader será ouvido nesta semana.

"Isso somente deverá acontecer após os levantamentos que estão sendo feitos pela comissão, ou seja, na fase final dos trabalhos", afirmou Jefferson, comunicando também que, no decorrer da semana, ele e os senadores Romeu Tuma (PFL-SP) e João Alberto Souza (PMDB-MA) - que compõem a comissão - vão examinar as denúncias sobre irregularidades envolvendo a Fazenda Paraíso e a emissão ilegal de TDAs (Títulos da Dívida Agrária), além do desvio de recursos do Banpará (Banco do Estado do Pará).

A comissão aguarda para daqui a uma semana os resultados das investigações que estão sendo realizadas pelo perito Ricardo Molina, de Campinas (SP), nas fitas que contêm supostas conversas que poderiam incriminar Jader em um caso de intermediação na liberação de recursos da Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia).

Na semana passada, em Manaus (AM), os senadores ouviram um dos principais envolvidos nas gravações, o deputado estadual Mário Frota, além de dois outros empresários que seriam os supostos beneficiários da negociação. Um dos trechos da conversa gravada seria de Frota que teria pedido, em nome de Jader, US$ 5 milhões para auxiliar na liberação de financiamentos da Sudam.

Jefferson Péres afirmou que não pode tirar qualquer conclusão antes do laudo de Molina, mas disse que, aparentemente, a voz da fita não parece ser de Frota. Também o senador Romeu Tuma preferiu não se pronunciar sobre o assunto antes da entrega do laudo do perito.

  • Com Agência Senado

    Leia mais no especial Jader Barbalho

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade