Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/08/2001 - 11h35

Comissão pede que BC apresse envio de relatórios sobre Banpará

Publicidade

da Folha Online

O senador Jefferson Péres (PDT-AM) comunicou na manhã de hoje que a comissão especial do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar que investiga as denúncias contra o presidente licenciado do Senado, senador Jader Barbalho (PMDB-PA), vai empenhar-se para ter acesso, o mais rápido possível, aos relatórios do Banco Central sobre as investigações realizadas pela instituição nos casos de irregularidades no Banpará (Banco do Estado do Pará).

"O Banco Central tem 30 dias para encaminhar suas conclusões ao Senado, mas poderá fazê-lo em 30 horas, o que seria bem melhor", afirmou Jefferson, informando ainda que ele e os demais senadores da comissão, Romeu Tuma (PFL-SP) e João Alberto (PMDB-MA), irão solicitar ao próprio presidente do BC, Armínio Fraga, brevidade no envio dessa documentação.

Jefferson disse também que, além do caso Banpará, a comissão deverá examinar, no decorrer da semana, o caso da Fazenda Chão Preto e a suposta emissão fraudulenta de TDAs (Títulos da Dívida Agrária). Segundo ele, os senadores tentarão ter acesso às declarações de renda do senador Jader para conferir se este declarou a posse da propriedade. O Senado dispõe das declarações de todos os senadores ano a ano, segundo Jefferson.

O senador disse ainda que a comissão aguarda as conclusões do laudo que está sendo preparado pelo perito Carlos Molina nas fitas que conteriam supostas conversas que poderiam incriminar Jader em um caso de intermediação para liberação de recursos da Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia).

O relatório de Molina só deverá ser entregue em uma semana e somente a partir daí, esclareceu Jefferson, a comissão poderá ouvir o senador Jader Barbalho.

  • Com Agência Senado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página