Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2001 - 12h04

Laudo confirma que voz em fita contra Jader é falsa

Publicidade

SÍLVIA FREIRE
da Folha Online

O perito em fonética Ricardo Molina confirmou hoje que a voz do deputado estadual Mário Frota (PDT-AM) em uma gravação que comprometeria o presidente licenciado do Senado, Jader Barbalho (PMDB-PA), é falsa.

Molina entregou seu laudo conclusivo para o senador Romeu Tuma (PFL-SP) nesta manhã, em São Paulo.

Na conversa, Frota pediria, em nome de Jader, o pagamento de US$ 5 milhões para liberar verbas da extinta Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia) para um projeto do empresário David Benayon.

O estudo técnico aponta também que a gravação não foi feita no local apontado pelo ex-assessor de Frota, Nivaldo Marinho, e que não foi realizada em 1998, como afirmara Marinho, mas sim recentemente.

Segundo o laudo do perito, "há fortes indícios de que a voz é de Nivaldo Marinho", que estaria imitando a voz de Frota. Molina informou que foi feita uma reconstituição da situação em que a fita foi gravada conforme descrição de Marinho e colhidas amostras de vozes e sons ambientes do local (casa do deputado Mário Frota, em Manaus).

A gravação foi divulgada por Marinho. Como a Folha Online já havia antecipado, a voz de Frota na conversa é falsa, e há, inclusive, informações de que Marinho já teria afirmado à Polícia Federal que a conversa fora forjada.

Segundo Tuma, Jader não pode usar a conclusão de hoje em sua defesa nos casos do Banpará (Banco do Estado do Pará), dos desvios de verbas da Sudam e da venda de TDAs (Títulos da Dívida Agrária) fraudulentas. "Não tem nada a ver este caso com os outros", afirmou o senador.

Tuma já comunicou o resultado do laudo aos senadores Jefferson Péres (PDT-AM) e João Alberto (PMDB-MA), que compõem com ele a comissão especial destacada para investigar as acusações contra Jader.

Leia mais no especial Jader Barbalho
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade