Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2001 - 16h49

Fraude de fita compromete investigações sobre Jader, diz Lobão

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

A comprovação de que a voz da fita em que continha uma suposta conversa entre o deputado estadual Mário Frota (PDT-AM) e o empresário David Benayon é falsa compromete parte das investigações que está sendo realizada para investigar as acusações contra o senador Jader Barbalho (PMDB-PA).

A fita, divulgada pela revista "Isto É", apontava que Frota teria pedido em nome de Jader US$ 5 milhões ao empresário David Benayon para facilitar a liberação de recursos da extinta Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia). Hoje, no entanto, o foneticista Ricardo Molina, divulgou um laudo que comprova de que a voz da fita não é a de Frota.

Lobão entende que a fraude da fita não desmoraliza o trabalho do Conselho de Ética, mas compromete parte dele. "Significa que pelo menos em alguma coisa ele [Jader]tem razão."

Lobão disse que se Jader Barbalho quiser que a Procuradoria do Senado o defenda, ela o fará. Isso significa que Jader poderá entrar com uma interpelação contra a revista "Isto É".

Lobão não quis comentar o relatório da CPI da Grilagem da Câmara, divulgado ontem à noite, que recomenda o indiciamento de Jader Barbalho por suspeita de que ele facilitou e superfaturou a desapropriação de terras no Estado do Pará. Além disso, o relatório aponta que Jader seria dono de 7% das terras do Estado.

Leia mais no especial Jader Barbalho

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade