Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2001 - 16h50

CPI da Grilagem poderá pedir indiciamento de Jader

Publicidade

da Folha Online

A CPI da Grilagem de Terras Públicas na Amazônia poderá pedir o indiciamento de 150 pessoas para o Ministério Público. Entre elas, está o senador Jader Barbalho (PMDB-PA), presidente licenciado do Senado.

Segundo o relatório da CPI, que foi divulgado hoje pelo relator, o deputado Sérgio Carvalho (PSDB-RO), o senador teria tido participação em desapropriações irregulares quando foi ministro da Reforma Agrária, no governo Sarney, entre setembro de 1987 e julho de 1988.

O relatório do deputado, que ainda pode sofrer alterações, relata que em nove desapropriações autorizadas pelo então ministro Jader Barbalho, todas eram irregulares.

Segundo Carvalho, a desapropriação da fazenda Vila Amazônia, no Amazonas, foi iniciada num dia e terminada no dia seguinte. "Além disso, o Incra ofereceu um preço exorbitante na época, e o valor do pagamento ainda foi dez vezes superior ao proposto", diz o deputado. De acordo com o relatório, o Incra avaliou a fazenda em Cz$ 7,5 milhões mas pagou Cz$ 313 milhões.

Foi relatado também que Jader assinou uma portaria reduzindo o prazo de resgate das TDAs (Títulos da Dívida Agrária) que eram pagos pela desapropriação das áreas.

Segundo a assessoria de Jader, o senador teve todas as contas aprovadas quando ocupou o ministério e as acusações não passam de "pirotecnia" contra ele.

O relatório será apresentado aos demais integrantes da CPI na próxima terça-feira, às 14h, no plenário 5, e sua votação acontecerá em plenário acontecerá até o dia 30 deste mês.

  • Com Agência Câmara

    Leia mais no especial Jader Barbalho
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade