Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/08/2001 - 12h53

Gros e Coêlho Ferreira depõem sobre caso Banpará

Publicidade

da Folha Online

O ex-presidente do Banco Central (BC) Francisco Gros e o procurador-geral da instituição, José Coêlho Ferreira, prestam depoimento nesta terça-feira (21), às 17h, ao corregedor do Senado, senador Romeu Tuma (PFL-SP), sobre as denúncias apresentadas contra o senador Jader Barbalho (PMDB-PA).

Gros e Ferreira foram responsáveis pelo arquivamento, no BC, do relatório que investigou o desvio de recursos no Banpará (Banco do Estado do Pará) no período em que Jader foi governador do Estado.

As investigações do BC constataram irregularidades, mas, com base em parecer de Ferreira, em 1991, Gros decidiu encerrar as apurações feitas pelos técnicos da instituição por entender que não seria possível identificar os beneficiários da fraude. Gros, que atualmente preside o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), enviou o relatório para o Ministério Público (MP).

Ao contrário da conclusão tomada há dez anos, em julho passado nota técnica da 5ª Câmara do MP, baseada nas mesmas informações, identificou que há indícios suficientes para acreditar que o dinheiro desviado foi parar em contas de Jader e seus familiares.

De acordo com Tuma - que, juntamente com os senadores Jéfferson Péres (PDT-AM) e João Alberto (PMDB-MA), integra a comissão de sindicância do Conselho de Ética que investiga as denúncias contra Jader -, Gros e Ferreira serão ouvidos separadamente. O senador afirmou que um não deve assistir ao depoimento do outro "para evitar constrangimento".

Ferreira foi indicado recentemente pelo presidente Fernando Henrique Cardoso para ocupar vaga de ministro no STM (Superior Tribunal Militar) e deve ser sabatinado na próxima quarta-feira (22) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), à qual cabe fazer a análise da indicação.

Leia mais no especial Jader Barbalho

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade