Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2001 - 19h37

Relatório de Patruni aponta operações envolvendo Jader

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

O senador Jefferson Péres (PDT-AM) disse que ficou impressionado com a riqueza de detalhes e de informações do relatório do Banco Central sobre desvio de dinheiro do Banpará (Banco do Estado do Pará), feito pelo inspetor da instituição Abrahão Patruni Júnior, que presta depoimento secreto neste momento no Senado.

Segundo o senador, há evidências de que Jader Barbalho (PMDB-PA) e pessoas ligadas a ele se beneficiaram de desvios do Banpará na época em que ele era governador do Estado.

"O nome do senador [Jader] aparece em várias operações, não em pouca, mas em muitas. Eu pensava que fosse uma meia dúzia de operações, mas são muitas, dezenas, envolvendo muitos milhões de reais", disse Péres, que representa a oposição na comissão do Conselho de Ética que investiga as denúncias contra Jader.

Segundo o senador, que deixou por alguns momentos a sala onde ocorre o depoimento de Patruni, o relatório é meticuloso e fortemente baseado em documentos. "Tudo o que ele [Patruni] afirma no relatório, ele comprova com fotocópias, de forma que não há dúvidas quanto a sua veracidade", disse Péres.

"Vamos ver se ele [Jader] explica isso, em primeiro lugar. Em segundo lugar, vamos ver se isso vai demonstrar se ele mentiu ao Senado. Isso é o que nos interessa", disse Péres.

Péres confirmou que o corregedor do Senado, Romeu Tuma (PFL-SP), que coordena os trabalhos da comissão, está recebendo ameaças vindas da Câmara dos Deputados. "Ele [Tuma], me confirmou que tinha recebido as ameaças", afirmou Péres.

Tuma estaria sendo ameaçado de ter fatos de sua vida política revelados. Péres ressaltou que somente o senador poderá dar mais informações sobre o assunto.

Leia mais no especial Jader Barbalho
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade