Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2001 - 15h18

Ex-gerente de banco deve depor no Senado sobre caso Banpará

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

A comissão especial do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado que investiga as acusações contra o presidente licenciado da Casa, Jader Barbalho (PMDB-PA), deverá chamar para depor o ex-gerente da agência Jardim Botânico do banco Itaú no Rio de Janeiro Getúlio Motta Neto.

Neto era gerente da agência em 1984, quando foram depositados em um fundo de investimento do banco os cheques administrativos com recursos desviados do Banpará (Banco do Estado do Pará), dos quais Jader é acusado de ser o principal beneficiário.

A informação foi dada hoje pelo corregedor-geral do Senado, Romeu Tuma (PFL-SP), que compõem a comissão junto com os senadores Jefferson Péres (PDT-AM) e João Alberto (PMDB-MA).

A comissão pretende também tomar o depoimento das pessoas que serviram de referência para a abertura das contas para as quais foram remetidos os recursos do Banpará. Os depoimentos

Técnicos do Banco Central estariam hoje em São Paulo e Rio de Janeiro fazendo levantamentos no Itaú e no Citibank (onde Jader também teria depositado cheques administrativos) relativos às operações do Banpará. A informação não foi confirmada nem no BC, nem no Senado.

Leia mais no especial Jader Barbalho
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade