Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/09/2001 - 18h31

Comissão deve entregar relatório sobre Jader na próxima terça

Publicidade

da Folha Online

A comissão destaca pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado para investigar as acusações contra o presidente licenciado da Casa, Jader Barbalho (PMDB-PA), deverá entregar o relatório final de seus trabalhos na reunião marcada para acontecer na próxima terça-feira (11).

A informação é do senador Jefferson Péres (PDT-AM), um dos três senadores que compõem a comissão. Para Péres, há indícios de que Jader teria quebrado o decoro parlamentar. O relatório que será entregue pela comissão deverá pedir a abertura de investigações para saber se Jader quebrou o decoro.

Jader é investigado pelas acusações de que teria se beneficiado de desvios do Banpará (Banco do Estado do Pará) na época em que era governador do Estado (1983-1986), de ter desviado verbas da extinta Sudam (Superintendência de desenvolvimento da Amazônia) e de receber dinheiro vindo de operações com TDAs (Títulos da Dívida Agrária) fraudulentos.

A renúncia de Gilberto Mestrinho (PMDB-AM) da presidência do Conselho de Ética nesta semana e provável eleição do senador Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS) para o seu lugar pode favorecer Jader, prolongando os trabalhos do conselho.

No entanto, o presidente interino do conselho, senador Geraldo Althoff (PFL-SC), sofre pressões para colocar o relatório da comissão em votação até quinta-feira (13), quando deve ser escolhido o novo presidente.


Leia mais no especial Jader Barbalho
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade