Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2001 - 09h52

Jader vai ao Senado para acompanhar votação de quebra de decoro

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

O ex-presidente do Senado Jader Barbalho (PMDB-PA) está assistindo a sessão do Conselho de Ética do Senado, que votará hoje pela manhã o relatório que pede a abertura de processo de quebra de decoro parlamentar contra ele.

A abertura de processo de quebra de decoro foi proposta pela comissão especial que coordenou as investigações sobre o envolvimento de Jader no desvio de recursos do Banpará e a obstrução no envio de um requerimento ao Banco Central sobre a auditoria realizada pela instituição no banco paraense.

No início da sessão, Jader pediu a palavra e solicitou o direito de se defender, alegando que foi impedido de fazer isso durante os 40 dias que duraram trabalhos da comissão especial.

O conselho tem 16 senadores, mas apenas 15 votarão, já que um dos integrantes é o presidente do conselho, Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS), só votará se houver empate. A votação é aberta.

Jade havia afirmado ontem que não compareceria à sessão. Hoje, no entanto, ele surpreendeu quando chegou ao Senado.

Com a eleição de Fonseca para ocupar a presidência, o PMDB perdeu um dos cinco votos que possuía. A tendência é que na votação de hoje se repita o resultado da aprovação de uma indicação do conselho, que sugeriu o afastamento de Jader até o término das investigações. Naquela ocasião, a sugestão foi aprovada por dez votos contra cinco. Todos os votos contrários foram do PMDB.

Leia mais no especial Jader Barbalho
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade