Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2001 - 19h36

Leia na íntegra pronunciamento de FHC em cadeia nacional

Publicidade

da Folha Online

Leia na íntegra o pronunciamento do presidente Fernando Henrique Cardoso em cadeia de rádio e televisão que foi ao ar há pouco.

Ele apresentou o programa Bolsa-Alimentação que irá dar R$ 15 ao mês às crianças de até seis anos de idade. O programa foi lançado na segunda-feira (17), em São José da Tapera (AL), junto com o ministro da Saúde, José Serra.


"Boa noite,

Esta semana, estive em São José da Tapera, em Alagoas, um dos municípios mais pobres do País, para anunciar o novo programa do meu Governo, que será muito importante para as crianças carentes, em todas as regiões do Brasil.

É o Programa Bolsa-Alimentação do governo federal que, a partir deste mês, chegará às cidades brasileiras.

Com o Programa Bolsa-Alimentação, vamos atender, inicialmente, 2.700.000 crianças de até seis anos de idade, que passarão a receber R$ 15,00 por mês para complementar sua alimentação. O programa também atenderá 800 mil mulheres carentes que estão esperando filhos e que terão acesso a uma alimentação mais nutritiva.

Mas o auxílio não virá sozinho.

O Bolsa-Alimentação é mais do que uma ação assistencial do governo. Nele também está incluída outra ação muito importante, que será feita pelo Ministério da Saúde: a transmissão de noções de nutrição, muito claras e muito simples, que as mães deverão seguir.

O ministro José Serra já está cuidando disso.

O cumprimento dessas instruções para você, mãe que receberá o benefício, será fundamental.

O dinheiro será enviado através do mesmo instrumento que adotamos no Bolsa-Escola Federal-este cartão magnético que o Brasil todo já conhece.

Para você, que receberá o benefício, ele será um meio simples e fácil, que poderá ser usado nas agências ou nos postos volantes da Caixa Econômica Federal, sem nenhuma burocracia. Para todos os brasileiros, ele deve ser visto como um símbolo. Um símbolo das mudanças que estamos fazendo no nosso país. Com ele, eliminamos os intermediários.

O que durante anos foi usado como moeda de troca para promover interesses políticos, agora, torna-se direito do cidadão. É assim que se combate, sem demagogia, a corrupção. Com o Programa Bolsa-Escola Federal, demos um grande passo. E, agora, com o Bolsa-Alimentação do governo federal tornaremos ainda mais radicais as medidas de combate à desnutrição infantil que já vínhamos tomando.

Apesar dos problemas que temos enfrentado, apesar da crise mundial, eu lhes garanto: esse trabalho não será interrompido.

Estamos mudando o Brasil, fincando bases fortes e seguras. Vamos continuar fazendo um país melhor e mais justo. E mais resistente às crises.

Com o apoio de todos vocês.

Obrigado pela atenção e boa noite."
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página