Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2001 - 12h49

Lula lidera pesquisa e empate técnico acirra disputa para 2002

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

O pré-candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, teve um desempenho positivo em todas as simulações de voto estimulado para a eleição do próximo ano, segundo pesquisa divulgada hoje pela CNT/Sensus.

Na simulação mais antiga que vem sendo pesquisada desde julho, Lula aparece em primeiro lugar com 32,7% das intenções de voto, seguido por Ciro Gomes (PPS-CE), com 14,1%; Itamar Franco (PMDB-MG), com 12,9%; Antony Garotinho (PSB-RJ), com 9,9%; José Serra (PSDB-SP), com 5,6%; e Enéas Carneiro (Prona-SP), com 4,9%.

O percentual de eleitores indecisos e que votariam brancos ou nulos chega a 20% nesta situação. A margem de erro da pesquisa é de mais ou menos três pontos percentuais.

Nas simulações que incluem a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PFL-MA), o quadro se altera drasticamente.

Em um das simulações, Lula permanece em primeiro lugar na pesquisa com 31,3% das intenções de voto, seguido por Roseana, com 14,4%; Ciro Gomes com 12%; Itamar Franco, com 10,6%; Anthony Garotinho, com 9%; Enéas Carneiro, com 4,3%; José Serra, com 4,2%. Indecisos, Brancos e nulos somam 14,6%.

Como a margem de erro é de três pontos percentuais, Roseana, Ciro, Itamar e Garotinho estão tecnicamente empatados.

A CNT/Sensus incluiu pela primeira vez o nome do ministro da Fazenda, Pedro Malan, em uma das simulações. Malan, no entanto, teve apenas 2% das intenções de voto, contra 33,6% de Lula; 15,9% para Ciro Gomes; 13,2% para Itamar Franco; 10,1% para Anthony Garotinho e 4,8% para Enéas Carneiro.

Além disso, 47,7% dos pesquisados disseram que não votariam em Malan para presidente e 34,4% disseram que não o conhecem. Malan tem dito que não é candidato.

O presidente da CNT (Confederação Nacional dos Transportes), Clésio Andrade, avalia que o PSDB está em uma situação difícil para conseguir eleger o sucessor de FHC em 2002.

"Todos os pré-candidatos tucanos aparecem com índices inexpressivos na pesquisa e não vejo possibilidade de se reverter isso faltando um ano para a eleição", disse Andrade.

O ministro da Saúde, José Serra (PSDB-SP), tucano com melhor desempenho nas pesquisas, despencou neste mês. Na pesquisa realizada em agosto, Serra tinha, em média, 10% das intenções de voto. Em setembro, ele teve apenas 5,6% das indicações.

A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 14 e 20 de setembro, em 24 Estados do país. Foram ouvidas 2.000 pessoas acima de 16 anos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia mais:
  • Popularidade de FHC permanece estável em setembro



  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade