Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2001 - 09h25

Começa sessão que decidirá destino de investigação contra Jader

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília
CAMILO TOSCANO
da Folha Online, em São Paulo

Começou há pouco, às 9h25, a sessão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado que irá decidir se será aberto um processo por quebra de decoro contra o senador Jader Barbalho (PMDB-PA), ex-presidente da Casa.


Alan Marques/Folha Imagem
Jader Barbalho (PMDB-PA)
O relatório que será votado na sessão de hoje foi preparado pela comissão destacada pelo conselho para investigar as acusações contra Jader e irá propor a instauração do processo.

Segundo a programação, os 15 senadores que compõem o conselho apresentarão seus votos. O relatório que pede a abertura do processo contra Jader já foi lido na sessão anterior do Conselho e não haverá necessidade de nova leitura.

Jader conseguiu ontem a promessa do presidente do conselho, senador Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS), de que terá direito à palavra durante a etapa de discussão do texto.

Hoje de madrugada, o STF (Superior Tribunal Federal) negou o pedido de liminar de Jader para suspender a votação. O julgamento do ministro Celso de Mello manteve no Senado a decisão sobre a situação de Jader.

A comissão investigativa é formada pelos senadores Romeu Tuma (PFL-SP), Jefferson Péres (PDT-AM) e João Alberto (PMDB-MA). A comissão investigou as acusações contra Jader de desvio de verbas da extinta Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia) e do Banpará (Banco do Estado do Pará) e de emitir Títulos da Dívida Agrária (TDAs) fraudulentos.

 Veja a composição do Conselho de Ética

Leia mais no especial Jader Barbalho
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade