Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2001 - 07h33

Juiz requisita dados ao governo dos EUA sobre movimentações de Maluf

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O juiz Fernando Gonçalves, da 8ª Vara Federal Criminal de São Paulo, deferiu às 16h de ontem o pedido para que sejam requisitadas informações ao governo dos Estados Unidos sobre o registro na sede do Citibank, em Nova York, de transações financeiras internacionais feitas pelo ex-prefeito Paulo Maluf e por seus parentes por meio daquele banco.

O ex-prefeito e sua família são beneficiários de contas abertas no Citibank na Suíça e na ilha de Jersey, nas quais estariam depositados pelo menos US$ 200 milhões. Maluf e seus familiares negam a posse de dinheiro no exterior.

O pedido de informações foi feito pelos procuradores Denise Abade e Pedro Barbosa, do Ministério Público Federal. O juiz Gonçalves enviou fax com sua decisão ao Ministério da Justiça, que deverá providenciar a tradução do pedido para o inglês e enviá-lo ainda no final desta semana.

Nesta semana, o Ministério da Justiça também deverá encaminhar ao governo da Suíça a "letter of request" (carta de solicitação), feita pelo Ministério Público Federal e aprovada por Gonçalves, com o objetivo de conseguir informações sobre as movimentações financeiras do ex-prefeito e de seus familiares naquele país.

No dia 14 de setembro, o juiz Fernando Gonçalves determinou a quebra do sigilo bancário de todas as contas e investimentos, desde 1995, em nome de Paulo Maluf e de seis familiares.

No próximo dia 11, Maluf vai depor na 8ª Vara Federal Criminal no processo em que é acusado da emissão de LFTM (Letras Financeiras do Tesouro Municipal) para pagamento de precatórios num valor superior ao da dívida.


Leia mais no especial caso Maluf
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade