Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2000 - 14h23

Partidários de Lino Oviedo pedem que FHC considere ex-general um perseguido político

Publicidade

da France Presse
em Assunção (Paraguai)

O movimento oviedista Unace (União Nacional de Colorados Éticos) pretende pedir ao presidente Fernando Henrique Cardoso que declare como perseguido político o ex-general Lino Oviedo, atualmente preso em Brasília à espera de um processo de extradição.

O representante geral do grupo, Carlos Galeano Perrone, informou esta
quarta-feira (5) à "AFP" que os dirigentes da Unace pretendem viajar a Brasília para entregar a FHC um dossiê sobre as perseguições das quais Oviedo seria vítima desde que venceu as primárias presidenciais do Partido Colorado, em 7 de setembro de 1997.

"Vamos pedir que o Brasil, fiel aos princípios de solidaridade americana e de não intervenção nos assuntos internos de outros países, declare o general Oviedo perseguido político", afirmou.

"Fernando Henrique Cardoso deve conceder o asilo político caso o general
assim solicite", enfatizou, indicando que também será requisitado ao governo brasileiro que o Poder Judiciário garanta o respeito a todos os direitos do líder da Unace, conforme o Pacto de São José da Costa Rica, assim como suas garantias processuais, de acordo com o convênio de extradição vigente entre o Paraguai e o Brasil.

Oviedo foi detido no dia 11 de junho passado pela polícia brasileira em Foz do Iguaçu (PR) e transferido em seguida para Brasília, onde se encontra detido nas dependências da sede da Polícia Militar à espera da decisão do pedido de extradição feito pela Justiça do Paraguai.

Clique aqui para ler mais sobre política na Folha Online.

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página